Como funcionam os descongestionantes nasais líquidos?

  • +A
  • -A

Nariz entupido é um dos sintomas de doenças como a rinite, a sinusite, a gripe e o resfriado. Esses problemas de saúde provocam uma reação do corpo, que dilata os vasos sanguíneos presentes na cavidade nasal em uma tentativa de eliminar os micro-organismos invasores. Esse inchaço diminui o espaço necessário para a entrada de ar no sistema respiratório e causa uma sensação de falta de ar e desconforto.

Descongestionantes nasais aliviam falta de ar em poucos minutos


Para combater esse sintoma, muitas pessoas utilizam os descongestionantes nasais líquidos, medicação cuja atuação é exatamente oposta ao aumento dos vasos sanguíneos. “Ao entrar em contato com a mucosa nasal, o medicamento faz com que os vasos diminuam de calibre, reduzindo o volume da mucosa e aumentando o espaço para a passagem do ar”, explica o otorrinolaringologista Bruno Rossini.

O alívio proporcionado pelos descongestionantes nasais é sentido em poucos minutos. Basta pingar algumas gotas para conseguir respirar sem problemas. Mas, como qualquer outra medicação, deve ser utilizada durante crises agudas e com cautela. “Esses produtos têm indicações específicas e não devem ser usados por mais de cinco dias seguidos”, alerta o especialista.

Água quente no banho pode ajudar a limpar o nariz


Para auxiliar os descongestionantes e impedir a obstrução da passagem de ar, recorra também ao soro fisiológico e procure realizar a higiene do nariz durante o banho. A água quente do chuveiro ajuda a amolecer o muco e a eliminá-lo com mais facilidade.

Além disso, é importante destacar que a ação dos descongestionantes busca tratar o sintoma, sendo necessário realizar uma consulta médica para um diagnóstico preciso da sua causa, que pode ser sinusite ou ainda um caso de desvio de septo, e para que o profissional avalie as melhores formas de tratar a doença do paciente.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Almeida Antunes Rossini

Dr. Bruno Almeida Antunes Rossini

Otorrinolaringologia

CRM: 115697 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Como funcionam os descongestionantes nasais líquidos?"

fuscao

Ou seja, trata-se os sintomas, não a doença.Isto é a prática normal da medicina; tratar os sintomas e deixar a doença em segundo plano, para que o doente gaste com remédios e fique eternamente dependente da indústria farmacêutica.

orlando lo duca

muito bem ilustrado mas nariz entupido e horrível aquela falta de ar tira vc do serio baseado no que vc disse quais os melhores descongestionantes posso trocar de fabricantes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Orlando. Os descongestionantes nasais devem sempre ser receitados por um médico. Lembrando que cada paciente pode ter uma reação ao realizar o uso, pois o efeito positivo nem sempre depende da marca do fabricante, mas da frequência em que o paciente fica com o nariz entupido. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.