Coçar a garganta pode causar dor e problemas mais sérios?


  • +A
  • -A
Imagem do post Coçar a garganta pode causar dor e problemas mais sérios?

Para algumas pessoas, bastam alguns minutos com o ventilador ou ar-condicionado ligado para que a coceira na garganta apareça. O sintoma é bastante incômodo e também pode surgir por causa de mudanças no tempo e contato com vírus. Para reduzir o problema, coçar a garganta não é a melhor solução. Esta opção, aliás, pode piorar o quadro.

Coçar a garganta pode provocar dor de garganta e rouquidão


“O hábito de pigarrear e fazer movimentos com o palato mole, parte muscular do céu da boca, para tentar contornar esse incômodo pode provocar dor de garganta ou rouquidão, pelo atrito entre as pregas vocais”, afirma a otorrinolaringologista Aracy Balbani. Mas, é preciso ficar atento, já que a coceira na garganta pode também ser sintoma de problemas de saúde.

“A coceira na garganta alerta para as seguintes possibilidades: rinite, infecções respiratórias, alergia a algum alimento, irritação das vias respiratórias pela poluição e inalação de ar seco ou de substâncias tóxicas, como poeira, fumaça, tintas, solventes e odores fortes”, explica a médica. A coceira pode indicar também refluxo de conteúdo ácido do estômago em direção à faringe.

Coceira na garganta pode indicar rinite e alergia


O auxílio médico deve ser procurado diante da coceira constante. “Pessoas com rinite ou suspeita de alergia a algum alimento devem procurar o médico para identificar a causa do problema e iniciarem o tratamento ou dieta mais apropriados”, recomenda Aracy. Mudar a alimentação também é necessário quando a coceira é causada por refluxo. É importante evitar comer muito antes de dormir, principalmente pratos gordurosos e pesados.

A profissional também aconselha evitar a permanência em locais com ar frio, seco e poluído. Quando possível, desligue o ar-condicionado e certifique-se de que os filtros estão limpos. Evitar a inalação de odores fortes e de outras substâncias capazes de irritar a garganta, como a fumaça do cigarro, também é uma atitude que ameniza a coceira.

Dra. Aracy Pereira Silveira Balbani é otorrinolaringologista formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Atua no Centro Municipal de Especialidades Médicas de Tatuí e no Centro de Especialidades da Prefeitura de Boituva (SP). CRM-SP: 81725

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Coçar a garganta pode causar dor e problemas mais sérios?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.