Tomar banho pode ajudar a reduzir a febre? Mito ou verdade?


  • +A
  • -A

A febre representa a elevação da temperatura corporal e, quanto mais essa temperatura sobe, pior fica o quadro de mal estar do paciente. Por isso é que se recomenda abaixar a temperatura do corpo quando há febre, especialmente febre alta. Normalmente são indicados medicamentos antitérmicos, mas caso eles não dêem conta de baixar a febre, um banho de água morna pode ajudar bastante.

“Além das medidas medicamentosas, recursos como tomar banho de água morna para fria e utilizar toalhas ou compressas geladas auxiliam na redução da febre do paciente. Essas medidas ambientais devem ser associadas ao uso de medicamentos e utilizadas em casos de aumento muito elevado da temperatura”, afirma o clínico geral Caio Matsubara.

Água gelada e quente não são recomendadas em caso de febre


Apesar da água em temperatura bem abaixo da do corpo febril ser bastante benéfica para baixar a febre, o banho de água totalmente gelada não é recomendado, pois apesar de diminuir a temperatura corporal, também aumenta a frequência cardíaca, já acelerada em função da febre. A temperatura ideal da água nesse caso é morna.

Por outro lado, jamais deve-se tomar banho de água quente em situação de febre, pelo motivo óbvio de que isso contribui para elevar ainda mais a temperatura corporal, piorando o quadro. “Deve-se evitar tomar banho com água quente para não aumentar ainda mais a temperatura corporal, podendo agravar os prejuízos da febre no corpo”, alerta Matsubara.

Banhos frios são especialmente importantes para bebês com febre

 

Banhos mornos/frios são importantes para pacientes de todas as idades, mas são especialmente úteis no caso de crianças pequenas, visto que estas atingem níveis altos de febre com muito mais facilidade e frequência do que indivíduos mais velhos. Para saber quando adotar essas medidas, é fundamental estar sempre medindo a temperatura, pois muitas vezes ela varia significativamente em um curto espaço de tempo.

Dr. Caio Matsubara é clínico geral graduado em medicina pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e possui residência em clínica médica também pela UEL. CRM-PR: 33753

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tomar banho pode ajudar a reduzir a febre? Mito ou verdade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.