Alimentos quentes, como sopas, ajudam na recuperação de uma dor de garganta?


  • +A
  • -A
Imagem do post Alimentos quentes, como sopas, ajudam na recuperação de uma dor de garganta?

Durante a recuperação de uma dor de garganta é interessante que a alimentação seja adaptada para que o paciente sofra o mínimo possível com o incômodo. Por isso, é recomendado a ingestão de comidas líquidas ou pastosas, que são mais fáceis de engolir e provocam menos dor. Portanto, sopas são uma boa opção nesse caso.

Por outro lado, a temperatura dos alimentos não tem tanta relevância nesse contexto. “Cientificamente não há nada que demonstre sua ajuda ou efeito adverso. Esses alimentos podem ser usados, mas sem a esperança de que somente com eles o problema será tratado. A temperatura dos alimentos não muda em nada o tratamento”,  informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Alimentos que ajudam na recuperação da dor de garganta


Além das sopas, a dieta de
quem está se recuperando de uma dor de garganta pode ser composta por mingaus, purês (fruta ou legumes), iogurte, ovos mexidos, gelatina, além de sucos e vitaminas. O importante é que sejam alimentos saudáveis e fáceis de engolir. Prepará-los com alho ou cebola é ainda melhor, pois estes possuem ação anti-inflamatória.

De acordo com o especialista, os alimentos considerados ideais na recuperação de uma dor de garganta são: gengibre, alho, romã, cebola e maçã. Pode-se acrescentar a essa lista ainda o mel e o chá de limão. Todas essas opções ajudam a diminuir a sensação de irritação e dor na garganta, até porque fortalecem o sistema imune, o que é essencial para o combate à infecção.

Hidratação e uso de remédios são importantes no tratamento da dor de garganta


A hidratação também é fundamental nesse processo de recuperação da dor de garganta, sendo recomendados de 1,5 a 2 litros de água por dia. “
Além da hidratação, recomendo repouso, evitar exposição exagerada ao frio e o uso de medicamentos anti-térmicos e anti-inflamatórios (antibióticos apenas se for necessário)”.

Dr. Fabiano Haddad Brandão é otorrinolaringologista formado pela Universidade Santo Amaro (Unisa) e mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). CRM: 104534

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Alimentos quentes, como sopas, ajudam na recuperação de uma dor de garganta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.