Por que os alimentos parecem perder parte do gosto quando estamos com o nariz entupido?


  • +A
  • -A

Você já reparou que a comida parece perder parte do gosto quando está com o nariz entupido? Apesar de parecer contraintuitivo, já que a língua não é afetada pela congestão nasal, esse efeito acontece porque o olfato é responsável pela percepção de um grande número de sabores.

Quando o nariz está entupido, perde-se boa parte do olfato e isso influencia diretamente no gosto das comidas, já que este sentido, assim como o paladar, está associado à percepção dos sabores. Na realidade, o olfato é capaz de identificar mais sabores do que o paladar, por mais improvável que isso possa parecer.

Juntos, olfato e paladar formam no cérebro o gosto dos alimentos


“Sim, o nariz entupido diminui nossa gustação. Cerca de 70% do paladar é dado pelo nosso olfato.
Quando existe obstrução nasal, independente da causa, temos diminuição significativa do paladar e só conseguimos identificar os 4 sabores primordiais, que são dados nas regiões gustativas da língua: salgado, doce, amargo e azedo”, informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Estima-se que o olfato seja capaz de perceber até 20 tipos de odores diferentes, o que mostra todo o seu potencial em reconhecer o gosto de alimentos. Quando você se alimenta, as informações de sabores fornecidas pelo olfato e pelo paladar se misturam e são enviadas ao cérebro, que “monta” o sabor final da comida.  

Formas de desentupir o nariz e voltar a sentir o gosto dos alimentos


Para tratar a congestão nasal e voltar a sentir o gosto dos alimentos normalmente, vale apostar em métodos simples,
tais como usar soro fisiológico, beber bastante água sempre e consumir alimentos ricos em minerais e vitaminas importantes para manter a imunidade alta. “Além de tomar muito líquido, alguns alimentos podem ajudar na desobstrução, como cebola, alho, gengibre e hortelã”, completa Haddad. Além disso, é possível apostar em descongestionantes nasais, que atuam diretamente no problema e que podem trazer alívio do sintoma, especialmente no caso de infecções das vias respiratórias, como gripes e resfriados. Estes medicamentos devem ser usados com orientação profissional e por tempo reduzido.

Dr. Fabiano Haddad Brandão é otorrinolaringologista formado pela Universidade Santo Amaro (Unisa) e mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). CRM: 104534

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que os alimentos parecem perder parte do gosto quando estamos com o nariz entupido?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.