Quais alimentos não são indicados para quem está com a garganta inflamada?

  • +A
  • -A

A inflamação na garganta pode ocorrer por diferentes motivos, como gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite, e provoca sintomas incômodos ao paciente. Dentre esses sinais, destacam-se tosse seca e irritativa, dor ao engolir ou falar, inchaço, mau hálito, vermelhidão e febre. Como a ingestão de alguns alimentos e até mesmo bebidas geladas pode piorar ainda mais o quadro, é importante ter atenção na dieta.    

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso


“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet. Além disso, o excesso de açúcar e de gordura nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta.

Como já comentado, a inflamação de garganta é causada, principalmente, por quadros como amigdalites e faringites de origem viral, muito associadas aos resfriados e às viroses. Para determinar exatamente o que ocasionou a inflamação, o correto é, antes de tudo, buscar um diagnóstico preciso. “A partir daí os medicamentos podem ser selecionados, desde gargarejos e anti-inflamatórios até antibióticos, estes para casos específicos”.

Modos de tratar a garganta inflamada


Para curar a garganta inflamada é necessário, primeiramente, evitar fazer esforços e repousar cerca de três dias, caso haja febre. Além disso, algumas medidas caseiras podem ser bastante úteis para amenizar a inflamação. Alguns exemplos são: fazer gargarejo com água morna e sal, tomar chá de limão com mel e gengibre e tomar vitamina de morango com mel.

A ingestão de certos alimentos também pode ser benéfica para quem deseja curar a inflamação na garganta. Ovos mexidos, cenoura cozida e sopa de frango, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias muito importantes para esse contexto. A banana é outra ótima opção, pois, além de contar com vários bons nutrientes, como vitamina C e potássio, não incomoda nem um pouco a garganta ao ser engolida.   

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Henrique Garchet

Dr. Henrique Garchet

Otorrinolaringologia

CRM: 7805 / MT

TAGS
dor-de-garganta
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "Quais alimentos não são indicados para quem está com a garganta inflamada?"

Rayharha

Se eu comer linguiça apimentada interfere ou afeta na dor de garganta?? Tenha um Excelente Dia….😊😊😊❤️❤️❤️❣️❣️❣️ Muito Obrigado(a)!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rayharha, como orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet: “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”. Abraços.

Benicia

Tomar leite a noite é ruim pode ajudar ou piorar o inflamação de garganta

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Benicia, a dieta de quem está se recuperando de uma dor de garganta pode ser composta por mingaus, purês (fruta ou legumes), iogurte, ovos mexidos, gelatina, além de sucos e vitaminas. O importante é que sejam alimentos saudáveis e fáceis de engolir. Prepará-los com alho ou cebola é ainda melhor, pois estes possuem ação anti-inflamatória. Abraços.

ricardo

derreter um chocolate amargo na boca e recomendado para o caso dessa inflamaçao?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/chocolate-quais-os-beneficios-e-riscos-associados-ao-seu-consumo
Abraços.

Rosa

Olá .quando está com garganta inflamada .pode comer camarão?

Luciano Santos Reis Damasceno

Comer acaraje com a garganta inflamada faz mal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciano. Conforme informado na matéria, alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada. Continue por aqui para receber mais matérias e informações como essa. Até breve.

Viviane

Comer presunto de peru é carregado pra quem está com um incômodo na garganta?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Viviane. O presunto é considerado um produto que tem um certo teor de gordura, portanto de acordo com a matéria a gordura presente nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

ISABELA

ESTOU COM FEBRE E GRIPE ALEM DA AMIDALITE OQ FAZER

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Isabela. O tratamento da amigdalite, vai depender da causa envolvida. Independente de qualquer fator, é importante consultar sempre um médico, para que ele possa receitar o tratamento e os medicamentos mais adequados. Desta forma, requer a ajuda profissional, pois se faz necessário o diagnóstico correto para se evitar as complicações e o uso indiscriminado de antibióticos. Recomendamos essa leitura: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/amigdalite-faringite-dor-garganta Melhoras!

Carina

Eu estou com dor na garganta ja faz um bom tempo quando eu engulo qualquer coisa até á saliva msm mais é só em um lado q foi o q pode ser.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Carina. Olá. A dor na garganta constante pode indicar, uma faringite ou laringite, inflamação nas amígdalas. Por isso, aconselhamos que procure um médico para que tenha um diagnóstico adequado. Estimamos melhoras!

Carmem

Comer mandioca com a garganta irritada é ruim?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Carmen. Quando o paciente está com a garganta irritada, não é recomendado que coma alimentos duros, pois pode haver dificuldade na hora de engolir. Recomendamos a leitura da seguinte matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/alimentos-quentes-sopas-dor-de-garganta.

Lisabete andreola

Eu sempre tenho inflação na gargante amidalitesempre cosa muito e acordo sempre cm dor de garganta ja fiz tratamento cm antibiótico e não resolve

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.