Todos os peixes são ricos em ômega 3? Saiba onde encontrar esse nutriente!


  • +A
  • -A
Imagem do post Todos os peixes são ricos em ômega 3? Saiba onde encontrar esse nutriente!

O ômega 3 é um ácido graxo cujo consumo proporciona uma série de benefícios para o corpo, atuando como anti-inflamatório e melhorando a saúde cardiovascular, por exemplo, e reduzindo vários riscos durante a gravidez. Os peixes são fontes conhecidas de ômega 3, mas não são todas as espécies que têm a substância em abundância.

Ômega 3 é encontrado principalmente em peixes marinhos de águas frias


“Os peixes ricos em ômega 3 são os peixes marinhos de águas frias, como salmão, cavala, arenque, atum e sardinha, devido à ingestão de muitas plantas marinhas, especialmente as algas unicelulares de fitoplâncton, que contêm o ácido graxo ômega 3 em sua forma sintetizada”, afirma a ginecologista e obstetra Karla de Sousa Frota. O fitoplâncton é uma espécie de alga presente no fundo do mar e que produz ômega 3.

Ômega 3 reduz risco de parto prematuro


Durante a gestação, o consumo desse ácido graxo é extremamente importante para que o feto se desenvolva com saúde. “É essencial na formação de todas as membranas celulares do
sistema nervoso central do bebê, diminui a incidência de parto prematuro, aumento da acuidade visual, melhora da coordenação motora e aumento do peso ao nascimento”, destaca a profissional.

Como nem sempre as gestantes conseguem atingir a quantidade necessária de ômega 3, nutricionistas e obstetras indicam a suplementação. “Nos períodos de gestação e aleitamento materno, recomendamos a ingesta desses alimentos ricos em ômega 3 com os devidos cuidados, mas sempre prescrevemos a suplementação, pois garante a ingesta diária do mínimo necessário para uma boa evolução da futura mãe e do bebê”, explica Karla.

Dra. Karla de Sousa Frota é ginecologista e obstetra, graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB). CRM-DF: 16765 – www.drakarlafrota.com

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gravidez
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Todos os peixes são ricos em ômega 3? Saiba onde encontrar esse nutriente!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.