Quais são os benefícios do consumo de ômega 3 durante a gestação?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os benefícios do consumo de ômega 3 durante a gestação?

Durante a gravidez, é normal que as mulheres se preocupem mais com a saúde. Essa mudança de hábitos passa também pela alimentação, que precisa ganhar alguns reforços para garantir a saúde tanto da futura mãe quanto do bebê. O ômega 3, um ácido graxo encontrado em peixes, é parte importante desse reforço nutricional.

 

Ômega 3 pode trazer uma série de benefícios para o organismo

 


O ômega 3 é importante para a redução de triglicerídeos e deve ser consumido por todos, aliado a uma alimentação balanceada, mas pesquisas mostram que essa substância traz uma série de benefícios durante a gestação. “O ômega 3 pode ajudar o desenvolvimento cerebral e da retina do feto, a prevenção de alergias infantis, diminuir o risco do bebê ter asma e diminuir a possibilidade da mãe ter depressão pós-parto”, afirma a nutricionista Daniella Chein.

Esse ácido graxo pode ser encontrado em alimentos como sardinha, arenque, salmão, semente de chia, atum, krill, semente de linhaça, e nozes. Óleo de peixes de água fria, de linhaça ou de prímula também são boas fontes. “Para garantir a presença do ômega 3, é importante que o alimento não seja preparado em altas temperaturas, nem seja frito”, explica Daniela.

 

A suplementação de ômega 3 deve ser feita com supervisão médica

 

Como o consumo de peixes não costuma ser muito alto em comparação a outras fontes de proteína, especialmente em cidades não-litorâneas ou ribeirinhas, outra importante forma de adquirir o ômega 3 é a de suplementação alimentar, que deve ser supervisionada por um médico ou nutricionista, especialmente no caso de gestantes. Cabe ao profissional avaliar se será necessário complementar com o suplemento ou não. “De todo modo, a quantidade máxima de ômega 3 que se pode consumir por dia é de 3g. Acima disso, pode ser prejudicial à saúde”, completa a nutricionista.

 

Dra. Daniella Chein é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gravidez
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os benefícios do consumo de ômega 3 durante a gestação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.