Um paciente com herpes genital pode ter filhos?


  • +A
  • -A

O herpes genital não se relaciona diretamente com a infertilidade, então pessoas que possuem o problema podem ter filhos. Contudo, a infecção dos pais (ou de apenas um deles) pode trazer riscos ao bebê. Sendo assim, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar que o vírus seja transmitido para a criança, trazendo complicações.  

“Não existe risco de infertilidade nos portadores de herpes genital. Apenas optamos pelo parto de cesárea caso a gestante esteja com herpes genital no momento do parto”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque. A opção pela cesárea nessa situação ocorre pelo risco do bebê ser infectado pelo vírus do herpes durante o parto, caso ele seja normal.

Anticorpos diminuem chances de transmissão do herpes para o bebê


As chances do bebê ser infectado pelo herpes da mãe aumentam quando ela não desenvolveu anticorpos ao longo da gravidez. Isso pode acontecer caso o primeiro surto de herpes dela aconteça somente no fim da gestação. Por outro lado, quando a mulher tem recorrência de herpes genital, ela já conta com os anticorpos, que são passados para o filho. Isso diminui o perigo do vírus ser transmitido à criança.

Quando apenas um membro do casal possui o herpes genital, é importante, em primeiro lugar, que haja contato sexual apenas quando as lesões estiverem ausentes. Sendo assim, o vírus fica em estado latente e não ocorre a transmissão. No caso de um casal que deseja ter filhos, esse cuidado deve ser redobrado, pois além da saúde dos parceiros, torna-se necessário se preocupar também com o bebê.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
gravidez
herpes
herpes-genital

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Um paciente com herpes genital pode ter filhos?"

Janiel

Olá, Fiz uma consulta porque estava com umas feridas no pênis, e a médica me diagnosticou Herpes, eu posso fazer sexo sem camisinha quando não ouver presença das feridas, queria muito ter um filho, mas estou com medo de poder passar pra minha namorada! Posso fazer sexo sem camisinha?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Janiel, como informa a Dra. Gabriella Albuquerque: é importante, em primeiro lugar, que haja contato sexual apenas quando as lesões estiverem ausentes. Abraços.

Paloma

Eu devo ter medo dessa doença, eu tô tão perdida! Estou no começo dela é já estou tomando remédios mas o fato de nao ter cura definitiva me assusta.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paloma, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/autoestima-herpes-tratamento
Abraços.

Elizete

Eu tenho herpes já fais um tempo o meu sempre só saí em um lugar só no meu bubu não er no anos não é eu queria muito ter um filho será ki se eu engravida e for ter o filho normal eu passo o vírus por meu bebê

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elizete, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gravidez/herpes-genital-na-gravidez-que-cuidados-devo-ter
Abraços.

Paulo

Bom dia,tenho herpes genital.Mim mediquei na epoca quando descobrir aos mais ou menos22 anos.E aos uns oito anos atraz fiz a Auto hemoterapia por mais ou menos tres anos.E observei que não tive mais crises que eu tinha constantemente.Posso ter sido curado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paulo, ainda não é possível curar a herpes genital definitivamente porque o vírus aloja-se nas terminações nervosas, local onde nenhum remédio consegue alcançar, mas apesar disso, os remédios antivirais diminuem a replicação do vírus, o que leva a uma diminuição do seu tempo de atuação e diminuem as chances de transmissão da doença para outras pessoas. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.