Gravidez: qual a melhor posição para dormir?


  • +A
  • -A

A gestação é um período de muitas transformações para a mulher e sua família, como consultas médicas frequentes, nova rotina e novos cuidados com o corpo. Mas, o crescimento do bebê e, consequentemente, da barriga, é uma das mais importantes e aparentes mudanças, e pode prejudicar o sono da gestante, que deve procurar a melhor posição para dormir.  

 

Dormir com a barriga para cima pode causar mal-estar em gestantes

 

A ginecologista e obstetra Vanessa Sekula afirma que não tem muito segredo no início da gestação: “Na primeira metade da gravidez, até 20 semanas, a mulher pode assumir para dormir a posição com a qual se sente mais habituada. Apesar de não ser impossível, é infrequente haver mal-estar provocado pela forma de repousar”, afirma.

Já a partir da segunda fase da gravidez, o aumento do volume do útero pode comprimir algumas estruturas do corpo feminino e causar mal-estar. Ao dormir de barriga para cima, a gestante favorece a compressão da veia cava, muito importante para a circulação sanguínea. Esta posição reduz o fluxo de sangue que chega ao coração e também ao útero, e pode prejudicar a saúde do bebê.

 

Mulheres grávidas podem dormir com o tronco elevado para reduzir refluxo

 


A melhor posição, nessa fase, é deitar sobre o lado esquerdo do corpo. “Desta forma, evita-se a compressão da veia cava, que permite o retorno do sangue pobre em oxigênio dos membros inferiores para o coração. Ao comprimi-la, a mulher pode experimentar uma sensação de mal-estar, com palpitação, tontura, falta de ar e desmaios”, alerta a especialista. Os sintomas podem ser mais ou menos intensos dependendo da sensibilidade da gestante.

Para que a mulher possa ter noites com sono adequado e garantir bem-estar durante o dia, é importante otimizar a rotina do fim da tarde e do início da noite, buscando consumir alimentos que não causam refluxo e que não aumentam a formação de gases. Na hora de dormir, Vanessa recomenda utilizar um travesseiro como apoio entre as pernas, além de elevar o tronco para reduzir o refluxo.

 

Dra. Vanessa Gozzo Sekula é ginecologista e obstetra formada pela Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 96210

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Gravidez: qual a melhor posição para dormir?"

Silvia

Estou 27semana amanhaMais desde que descobre que estou gestante que não dormo a noite toda.É agora ta piorando. Estou sem conseguindo dormir. A noite proculpada e tufo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvia, a melhor posição, nessa fase, é deitar sobre o lado esquerdo do corpo. Você também pode utilizar um travesseiro como apoio entre as pernas, além de elevar o tronco para reduzir o refluxo. Converse com o seu obstetra sobre suas preocupações, ele poderá esclarecer suas principais dúvidas para que você possa se sentir mais tranquila.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.