Gravidez saudável: qual a importância da atividade física durante a gestação?


  • +A
  • -A
Imagem do post Gravidez saudável: qual a importância da atividade física durante a gestação?

Praticar atividades físicas durante a gestação é uma atitude recomendada pelos obstetras, desde que não haja riscos ao bebê e à mulher. Cada caso deverá ser analisado por um médico e supervisionado por um profissional de Educação Física, que deverão adequar os exercícios a cada período da gestação, de acordo com as necessidades e vontades da paciente.

Os benefícios da atividade física na gravidez


A prática de exercícios físicos ajuda a tornar a gestação mais saudável. Segundo a ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro, são muitas as vantagens: “A atividade física auxilia no controle da ansiedade e no fluxo sanguíneo cerebral, diminui a
retenção de líquido, ajuda no controle do ganho de peso, diminui a dor lombar e auxilia no condicionamento cardiovascular”.

Todos os benefícios promovidos pela atividade física geram impactos positivos, ajudando a diminuir o risco de diabetes gestacional e a controlar melhor a pressão arterial durante a gravidez, além de auxiliar na tentativa do parto vaginal, caso a paciente tenha o desejo desta via de parto e receba a aprovação do médico que a acompanha.  

Hidroginástica e caminhada são exercícios indicados durante a gravidez


No entanto, é importante lembrar que, caso a gestante nunca tenha feito atividades físicas antes, a gravidez não será o momento ideal para se transformar em uma verdadeira atleta. Por outro lado, a mulher pode e deve, segundo a especialista,
iniciar atividades físicas durante esse período, desde que não haja contraindicação do seu médico.

“As atividades mais comumente praticadas são hidroginástica e pilates, mas a paciente pode realizar caminhadas e outras atividades aeróbicas, lembrando que deve se adequar ao período gestacional e ao condicionamento físico prévio ou não à gestação”, diz Elisabete. A obstetra recomenda evitar atividades de impacto, como “step”, devido à maior fragilidade dos ligamentos durante a gestação, a fim de diminuir o risco de entorses nas articulações.

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – www.facebook.com/draelisabetepinheiro

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gravidez saudável: qual a importância da atividade física durante a gestação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x