Qual a importância dos benefícios do ômega 3 na gestação?


  • +A
  • -A

O ômega 3 é uma substância essencial para as gestantes, pois oferece benefícios indispensáveis tanto para a saúde da mãe quanto do bebê. Dentre os seus componentes, destacam-se dois ácidos graxos, o EPA e o DHA, que atuam cada um em áreas distintas do organismo.

Benefícios do ômega 3 na gestação

 


“Os ácidos que compõem o ômega 3 (EPA e DHA) possuem ações diferentes no nosso corpo. Enquanto o EPA tem uma ação mais anti-inflamatória, protetora cardíaca e do sistema imunológico,
o DHA é mais importante para a saúde do cérebro, função cognitiva, saúde ocular e sistema nervoso central”, informa a nutricionista Ana Paula Moura. No geral, portanto, o EPA é “responsável” pelos benefícios cardiovasculares do ômega 3, enquanto o DHA é o nutriente que traz maiores benefícios para a saúde do bebê durante a gestação.

Vale ressaltar que, como no terceiro trimestre da gestação ocorre o desenvolvimento cerebral do feto, surge a necessidade de um aumento considerável nos níveis de DHA, que é muito importante para o desenvolvimento do bebê. Neste período também ocorre uma maturação da retina.

Principais fontes de ômega 3 e suplementação

 

Segundo a especialista, peixes de água fria, são as melhores fontes de ômega 3 e com a melhor relação EPA/DHA. “Duas porções de peixe podem fornecer em média 100 a 250 mg por dia de ômega-3, bem como 50 a 100 mg de DHA”, afirma Ana Paula.

A suplementação também surge como opção, especialmente considerando que nem todo mundo consegue consumir duas porções de peixe por dia, o que poderia, inclusive, trazer riscos, já que eles podem estar contaminados com altas quantidades de mercúrio e outras substâncias nocivas. “Os suplementos devem ser recomendado por um profissional habilitado, visto que precisam ser adequados nas proporções de EPA/DHA. Caso esta relação não esteja balanceada, o efeito do suplemento não será o esperado”, alerta Ana Paula.

 

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual a importância dos benefícios do ômega 3 na gestação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.