DHA: Saiba mais sobre esse nutriente, que é importante durante a gestação


  • +A
  • -A

O DHA é um ácido graxo pertencente à família do ômega 3. O consumo deste nutriente é muito importante durante a gravidez porque contribui diretamente no desenvolvimento e na formação do cérebro e dos olhos do bebê, principalmente no terceiro trimestre da gestação. Seus benefícios, no entanto, não se limitam a isso.

 

Consumo de DHA pode evitar casos de parto prematuro

 


De acordo com a ginecologista e obstetra Viviane Pereira de Araújo, o DHA traz uma série de benefícios durante a gravidez. “Muitas vezes, esse ácido evita o trabalho de parto prematuro, o crescimento restrito do feto dentro do útero e outras possíveis complicações. Então, eu recomendo usar o DHA
desde o início da gestação“, aconselha a médica.

O consumo adequado do nutriente auxilia no crescimento saudável do bebê, participando do desenvolvimento cerebral, dos olhos e da retina. Alguns estudos apontam também a possibilidade do DHA ajudar a evitar a depressão pós-parto, problema que afeta bastante a saúde da mãe e o vínculo com seu filho recém-nascido.

 

DHA deve ser consumido também depois do parto

 


Como o DHA é encontrado principalmente em peixes, nem sempre é fácil obter as quantidades diárias recomendadas apenas por meio da alimentação. Por isso, a suplementação pode ser uma opção importante para complementar ou fornecer esse nutriente no dia a dia.

Além disso, o consumo do DHA deve continuar depois do nascimento do bebê. “É importante ressaltar que, após o parto, a suplementação de DHA deve ser continuada porque a substância passa no leite materno”, completa a profissional.

 

Dra. Viviane Pereira de Araújo é ginecologista e obstetra, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e atende em Porto Alegre. CRM-RS: 30732

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
gravidez
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "DHA: Saiba mais sobre esse nutriente, que é importante durante a gestação"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.