Como cuidar da gravidez nos períodos de calor excessivo?


  • +A
  • -A

A gravidez por si só já faz com que as mulheres sintam mais calor e no verão ou em demais períodos de calor excessivo, o desconforto se torna ainda maior para as futuras mães em função das altas temperaturas, exigindo maiores cuidados para uma gestação saudável e sem problemas.

Calor faz grávidas transpirarem muito


“Os efeitos do calor normalmente estão mais relacionados à grávida do que ao bebê. Nessa época as gestantes
transpiram muito, o que pode resultar em desidratação, se não compensada com ingestão de líquidos. Pode haver também diminuição da pressão arterial (hipotensão), com possibilidade de tontura, mal-estar, sensação de desmaio e até perda dos sentidos passageira, com queda”, informa o ginecologista Edilson Ogeda.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos maiores riscos das grávidas em se exporem a altas temperaturas é a hipertermia. Esse termo representa uma elevação da temperatura do corpo (podendo superar os 40°C) que pode trazer riscos para mãe e bebê, especialmente se for muito intensa. 

Grávidas devem beber muita água e evitar contato com o sol forte do verão


Para se protegerem do calor e evitarem complicações,
as grávidas devem tomar alguns cuidados importantes, como procurar ambientes bem ventilados, evitar aglomerações, beber muito líquido, usar roupas leves, não tomar banho muito quente e prolongado, comer pouco e com frequência e ingerir frutas, visto que estas são ricas em água e sais minerais.

O contato com o sol forte do verão também pode ser muito perigoso para a pele das gestantes. Por isso, recomenda-se que elas cuidem também dessa parte específica da saúde, usando filtro solar, hidratantes, bonés e evitando os horários de sol mais quentes. “A exposição ao sol, desprotegida e por tempo prolongado, pode causar queimaduras e também manchar a pele (ou intensificar manchas já existentes)”.

Dr. Edilson Ogeda é ginecologista, obstetra e coordenador do Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano, em São Paulo. CRM-SP: 67091

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como cuidar da gravidez nos períodos de calor excessivo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.