AchèAchè
    search
    Título

    É possível praticar esportes durante a gravidez?

    Uncategorized

    Por

    A prática regular de atividades físicas é uma das principais recomendações médicas, desde a infância até a velhice, já que o exercícios ajudam a prevenir doenças e a melhorar a saúde física e mental. No entanto, durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças. Será que o conselho permanece o mesmo nesta fase?

    “As atividades físicas são encorajadas e recomendadas para todas as gestantes saudáveis e mesmo a maioria das gestantes com complicações também não tem contraindicações às atividades”, afirma o ginecologista e obstetra Thiago de Lima Nishiyama.

     

    Quais os exercícios mais recomendados para a gravidez?

     


    As mulheres que já praticam exercícios físicos antes de engravidar podem continuar realizando suas atividades sem problemas, mas devem procurar um especialista para receber orientações específicas. Já aquelas que são sedentárias e acabam engravidando são aconselhadas a aguardar até a 12ª semana da
    gestação para iniciar a prática de um esporte.

    Atividades físicas que equilibram o exercício de desempenho cardiovascular, força e flexibilidade em todo o corpo proporcionam mais benefícios e, por isso, são mais recomendadas. “Mantendo estes critérios, a gestante é livre para escolher a atividade que mais lhe agrada, de preferência sob aconselhamento de um educador físico”, diz o médico.

     

    Exercícios físicos na gravidez previnem problemas durante o parto

     


    Manter o corpo em movimento durante a gravidez faz bem para a mãe e para o filho. Segundo Nishiyama, a atividade física,
    em conjunto com uma dieta adequada, é capaz de prevenir e controlar o ganho de peso excessivo e o diabetes na gestação. “Pode contribuir para a proteção do bebê contra as consequências dessas complicações, que podem causar dificuldades no parto, crescimento fetal excessivo, óbito fetal e, talvez, problemas metabólicos e cardiovasculares no futuro”, destaca o obstetra.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes