Amamentação: Saiba a importância desse processo na saúde do seu filho


  • +A
  • -A
Imagem do post Amamentação: Saiba a importância desse processo na saúde do seu filho

A amamentação é um importante processo que permite uma maior conexão entre mãe e filho. Além disso, também é necessária para garantir que o bebê receba os nutrientes de que precisa nos primeiros dias e meses de vida para crescer de forma saudável. É por essa razão que amamentar é um ato de amor tão importante.

 

Amamentação previne bebês de obesidade e doença celíaca

 


A ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro cita alguns desses benefícios: “Diminui o risco de alergias, auxilia na imunidade e no desenvolvimento cognitivo, reduz risco de doenças futuras, como obesidade, hipertensão, síndrome metabólica e doença celíaca, estimula a dentição e a fala, além de ser um alimento completo até o sexto mês de vida”, afirma.

A amamentação ajuda a prevenir a saúde do filho de diversos problemas. No curto prazo, por exemplo, o consumo de leite materno promove uma melhora da imunidade, um melhor crescimento de bebês prematuros, um melhor desenvolvimento da parte óssea da cabeça do bebê e uma diminuição das cólicas do recém-nascido.

 

Ômega 3 ajuda a diminuir chance de alergias no recém-nascido

 


Antes do parto, ainda como gestante, a mulher deve ser estimulada a ingerir alimentos ricos em ômega 3 ou suplementos de ômega 3, de acordo com as orientações de seu obstetra e de um nutricionista. Trata-se de uma substância encontrada principalmente em alguns peixes, como o salmão, e que ajuda, por exemplo, a
melhorar a saúde durante a gravidez, prevenindo, por exemplo, casos de infarto e derrame.

O consumo desse ácido graxo deve continuar depois do nascimento do filho. “Uma dieta adequada com ômega 3 diminui o risco de pré-eclampsia, parto prematuro, depressão pós-parto, além de estar relacionado ao menor risco de alergia do recém-nascido, podendo beneficiar no desenvolvimento cognitivo e visual do bebê”, diz a profissional.

 

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Amamentação: Saiba a importância desse processo na saúde do seu filho"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.