Saiba como turbinar os efeitos de medicamentos contra obesidade


  • +A
  • -A

A obesidade é o resultado do acúmulo de gorduras no corpo em um nível considerado perigoso pelos médicos. A obesidade atinge cerca de 17% da população brasileira e precisa ser reconhecida e tratada como doença porque torna o organismo mais suscetível ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, outras doenças cardiovasculares e respiratórias, como a apneia do sono.

Algumas substâncias auxiliam na perda de peso


Existem algumas medidas que podem ser adotadas durante o tratamento da obesidade. Uma delas, que deve ser sempre indicada por um médico especialista, é o uso de medicamentos que agem na redução do peso. “As medicações mais utilizadas atualmente são orlistate, sibutramina, topiramato, bupropiona, liraglutida e, recentemente, a lorcaserina”, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.

Cada um dessas substâncias atua de uma maneira. A sibutramina, por exemplo, atua no sistema nervoso central, inibindo a recaptação dos hormônios serotonina e noradrenalina, o que reduz o apetite e acelera o metabolismo. Já o orlistate, segundo a médica, elimina parte da gordura ingerida por meio das fezes e o topiramato é um anticonvulsivante que também pode ajudar a emagrecer.

Junte os medicamentos à alimentação balanceada e exercícios físicos


No entanto, além de utilizar essas medicações, é importante que os pacientes obesos recorram a outras medidas que auxiliem no tratamento, ao mesmo tempo em que dão mais saúde e turbinam os efeitos dos medicamentos. “É importante associar alimentação saudável com atividade física regular. Uma alimentação com poucos carboidratos e exercícios poderão ajudar a acelerar o emagrecimento”, explica Gabriella. Um nutricionista poderá ajudar a criar uma dieta saudável e saborosa.

É fundamental que o paciente adote um estilo de vida saudável, não somente durante o tratamento, mas também depois para garantir os benefícios dos remédios. Manter o novo peso não é fácil e consumir alimentos gordurosos, processados, bebidas alcoólicas e ser sedentário são atitudes que irão atrapalhar.

 

Dra. Gabriella Rivelli Ramos é especialista em Endocrinologia e Metabologia e é médica socorrista do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 85188-4

Foto: Shutterstock

TAGS
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Saiba como turbinar os efeitos de medicamentos contra obesidade"

Olga

Dra,. desses medicamentos que auxilia na perda de peso, qual o mais eficaz?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.