Trocar o elevador pela escada é uma boa ajuda para emagrecer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Trocar o elevador pela escada é uma boa ajuda para emagrecer?

O processo de emagrecimento depende muito da adoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos. O sedentarismo é um dos maiores vilões para quem deseja perder peso, então estimular o corpo no dia a dia ajuda na redução de medidas, inclusive com atitudes simples, como preferir usar escadas no lugar do elevador.

Subir escada causa grande impacto para emagrecer


“O sedentarismo é um grande impedimento para o
emagrecimento saudável e consciente. A atividade de subir escada, caminhar ou trabalhar de bicicleta, por exemplo, representa grande impacto. Em alguns indivíduos isso pode significar perda de 2 a 5kg”, informa a nutricionista Carla Cotta.

Ao aplicar esse tipo de prática na rotina, o importante é ser gradativo para conseguir se adaptar bem às mudanças. “Você pode começar com cinco minutos diários de exercício e ir aumentando aos poucos. O importante é criar o hábito. Este trará bons resultados, principalmente se aliado a uma alimentação adequada”.

Mastigar os alimentos corretamente colabora muito com o emagrecimento


Além de combater o sedentarismo, ter uma alimentação que tenha como base frutas, verduras, legumes, grãos e proteínas, evitando alimentos industrializados e processados, é fundamental para a perda de peso. “
Alimentar-se com consciência, prestando atenção na alimentação em si, evitando TV e outras distrações, é fundamental. Recomenda-se usar atenção plena no momento da alimentação para favorecer o emagrecimento”, orienta Carla.

Segundo a especialista, a mastigação consciente e correta já traria grandes benefícios  para o emagrecimento. “As pessoas deveriam mastigar pelo menos 20 vezes cada garfada para que se tenha um aproveitamento adequado dos nutrientes e para que se tenha saúde intestinal e saciedade. Normalmente comemos mais pois fazemos isso rápido e sem atenção”.

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Trocar o elevador pela escada é uma boa ajuda para emagrecer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.