Tomar chá durante o inverno ajuda a emagrecer?

  • +A
  • -A

É comum que no inverno as pessoas procurem ingerir bebidas tipicamente quentes, como sopas e chás, para amenizar um pouco a sensação do frio da estação. No caso do chá, há ainda um outro atrativo, já que a bebida possui efeito emagrecedor.

 

O frio, segundo apontam estudos, estimula o corpo a acelerar o metabolismo para manter sua temperatura estável, então, teoricamente, o inverno já dá uma vantagem para quem deseja perder peso. O consumo de chás emagrecedores neste período, aliado também a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas, pode ajudar bastante para que o objetivo seja atingido.

Benefícios dos chás para a perda de peso


“Os chás têm propriedades diferentes, dependendo da planta ou do alimento. Vários podem ajudar na perda de peso. Os chás podem ser termogênicos, calmantes, diuréticos, entre outros. Chás termogênicos, como o de gengibre, de canela, chá verde e chá mate, aceleram o metabolismo
e promovem o emagrecimento”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

Mesmo os chás que não possuem essa propriedade de acelerar o metabolismo podem ajudar na perda de peso por meio de outros benefícios. “Chás calmantes como a camomila, a erva cidreira e o mulungu restauram o sono e, consequentemente, favorecem a perda de peso. Chás diuréticos como cavalinha, quebra pedra e abacateiro tratam a retenção de líquidos, que é uma condição muito comum em pessoas com sobrepeso ou obesidade”.

Mais chás que ajudam a emagrecer


O chá de hibisco com canela, por sua vez, possui tanto a capacidade de eliminar o excesso de líquido retido,
quanto de aumentar a intensidade do o metabolismo. Além disso, ajuda a desinchar o corpo e no processo de digestão. Chá mate com limão, chá de gengibre com abacaxi e chá verde com amora são outros exemplos interessantes que oferecem esses benefícios.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Ana Paula Moura

Ana Paula Moura

Nutrição

CRM: 95100221 / RJ

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tomar chá durante o inverno ajuda a emagrecer?"

Rosangela Santana e Souza

Se os chás são tão eficazes para saúde que chá devo tomar para diabetes melitus? Tenho 61 anos tomo grifage xr azukon para dia etes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosangela, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos você a realizar uma consulta com o endocrinologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.