Remédio para emagrecer: quanto tempo demora para perder peso?


  • +A
  • -A
Imagem do post Remédio para emagrecer: quanto tempo demora para perder peso?

Muitas pessoas que iniciam tratamento para emagrecer utilizam medicamentos específicos para ajudar na redução de medidas, com o intuito de potencializar essa perda. Contudo, nem sempre isso acontece de maneira rápida, pois a adaptação ao remédio varia bastante de indivíduo para indivíduo.

Hábitos saudáveis de vida ajudam a acelerar processo de emagrecimento


“O tempo para
perder peso com uso de remédio varia muito, pois depende do tipo de medicamento prescrito pelo médico e da adaptação de cada indivíduo. Alguns não se adaptam ou não obtém o efeito esperado com determinado tipo de medicamento. Vale dizer que esse tipo de remédio só pode ser prescrito por um médico”, ressalta a nutricionista Carla Cotta.

Quando o tratamento medicamentoso é acompanhado pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis, que também estimulam a perda de peso, o tempo para que o emagrecimento ocorra é reduzido. “É importante que as pessoas saibam que os medicamentos podem não resolver o problema se não houver mudança no estilo de vida. Portanto, trabalhar estratégias alimentares e de exercícios para cada caso é a melhor orientação”, recomenda a profissional.

Exercícios e alimentação também ajudam a controlar ansiedade e compulsão alimentar


Remédios inibidores de apetite ajudam bastante quando a questão do paciente é compulsão alimentar e/ou ansiedade e podem sozinhos fazer grande diferença. Mesmo assim, normalmente sempre há necessidade de mudanças de hábitos em paralelo ao uso da medicação. Inclusive, a prática de exercícios e o consumo de determinados alimentos ajudam a controlar a ansiedade e compulsão alimentar, fazendo com que o paciente compense menos na comida.

“Muitos exercícios trabalham a respiração, e com a liberação de neurotransmissores o indivíduo tem maior bem-estar, compensando menos na comida. Um cardápio direcionado com alimentos sacietógenos (que dão saciedade), como castanhas e abacate, por exemplo, também pode favorecer nos casos de compulsão alimentar”, afirma Carla.

O monitoramento e um trabalho com equipe interdisciplinar, que tenha acompanhamento psicológico, nutrição e médicos, facilitará a manutenção dos resultados do tratamento para emagrecer. “Uma ação única medicamentosa tem efeito rápido muitas vezes, mas pouco duradoura. O efeito sanfona acaba predominando já que a causa não foi tratada”, alerta. 

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Remédio para emagrecer: quanto tempo demora para perder peso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.