Por que a gordura tende a se acumular na barriga?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a gordura tende a se acumular na barriga?

Quando se fala em ganho de peso uma das coisas que logo vem à mente é a famosa “pochete” na barriga, que nada mais é do que a gordura que se acumula na região abdominal. A concentração nesta área do corpo é um incômodo comum à maioria das pessoas e por isso mesmo move muitos a fechar a boca e se exercitar para emagrecer.

Excesso de gordura na barriga é o principal risco para doenças do coração


“O abdômen é a parte do corpo com maior quantidade de células gordurosas (adipócitos), por isso tem tendência a crescer mais”, explica a nutricionista Daniella Chein. A gordura abdominal em excesso normalmente provoca frustrações de ordem estética, mas os riscos que o problema carrega sugerem preocupações bem mais sérias.

“Sem dúvida não se trata apenas de um problema estético. A obesidade abdominal contribui para elevar os níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, aumentar a resistência à insulina, além de reduzir o bom colesterol (HDL). Além disso, é o principal risco para doenças do coração”, alerta Daniella.

Praticar corrida e ciclismo queima calorias e ajuda a perder barriga


Para eliminar ou evitar a gordura abdominal, recomenda-se, primeiramente, adotar uma dieta balanceada, e depois a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, como corrida e ciclismo, que são os que mais queimam calorias. Dessa forma, além da gordura, é possível evitar doenças como hipertensão arterial e colesterol alto.

“Praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação equilibrada são os únicos passos para uma vida saudável, mantendo o nível de gordura abdominal muito baixo. Em relação às refeições, é importante comer mais frutas, verduras e legumes, diminuir significativamente o sal e evitar alimentos gordurosos”.

Dra. Daniella Chein é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
colesterol
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a gordura tende a se acumular na barriga?"

Joana marta Arguelho

Eu todo o mês to ganhado gordura ma barriga e fumê também eu pesava 50 kilo agora tô com 73 eu tenho preguiça de fazer exercícios to com 59 ano eu acho que hormônio quê eu tomo

Cuidados Pela Vida

Olá Joana, você pode realizar uma consulta com o endocrinologista, através de exames ele poderá identificar se algum fator hormonal pode estar ocasionando o ganho de peso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.