Por que é mais fácil emagrecer rápido quando se está muito acima do peso?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que é mais fácil emagrecer rápido quando se está muito acima do peso?

Existem alguns fatores que exercem forte influência no emagrecimento de quem está muito acima do peso. Um deles é o acúmulo de líquidos no organismo, que aumenta quando há consumo de sal e de sódio, substâncias presentes em alimentos industrializados.

Outro fator importante é o metabolismo basal, ou seja, a energia de que o corpo precisa apenas cumprir seu trabalho de sobrevivência. Quanto maior a massa corporal de alguém, maior será a quantidade de calorias necessárias para manter as atividades fundamentais.

O corpo reage no início de uma dieta

Na hora de iniciar uma dieta ou uma série de exercícios físicos para emagrecer, o corpo percebe a mudança de atitude como uma espécie de ataque e resolve contra-atacar reduzindo o peso. “O organismo tem de lançar mão de gorduras, carboidratos e proteínas para ‘se proteger’ e, dessa maneira, tudo que está em excesso acaba indo embora”, explica a nutricionista Daniella Chein. O resultado dessa luta é que aqueles que têm mais perdem mais.

Mas, de nada adianta emagrecer se o processo de perda de peso causar prejuízos a órgãos e à saúde do organismo como um todo. A adoção de algumas medidas são fundamentais para quem deseja emagrecer com rapidez sem descuidar dos cuidados com o corpo. “Devemos seguir uma alimentação balanceada, praticar qualquer atividade física que nos dê prazer, seguir hábitos saudáveis, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, recomenda a profissional.

Evitar dietas malucas é importante para emagrecer com saúde

Por outro lado, ficar muitas horas sem se alimentar ou seguir dietas que contemplem apenas um alimento são atitudes que devem ser evitadas a todo custo. Segundo Daniella, não existe milagre. Para emagrecer, é preciso aliar uma dieta saudável prescrita por um profissional da área à prática de atividades físicas.

O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde e devem ser combatidos por causa dos riscos que trazem. Hipertensão, diabetes, infarto, doenças coronárias e disfunções hormonais da tireoide são apenas alguns deles. “A obesidade não é um estilo de vida. Deve ser trabalhada de forma contundente para que não se agrave e prejudique mais a saúde do indivíduo”, finaliza a especialista.  

Dra. Daniella Chein é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

TAGS
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que é mais fácil emagrecer rápido quando se está muito acima do peso?"

MARIZA TREMBUCH

Bom dia Daniella, obrigada pelas informações. _ E quando estamos na linha do sobrepeso e com o passar do tempo, acumulei 10 Kg acima do peso de jovem e o meu corpo batalha para ficar assim, acima do peso?Desde já obrigada, até mais

Cuidados Pela Vida

Oi Mariza, é importante lembrar que o exercício físico e a reedução alimentar são imprescindíveis para perder peso mantendo a saúde. Para tanto é importante consultar um especialista para verificar qual modalidade esportiva é mais adequada para você e também uma nutricionista para ajudá-la a montar um cardápio atrativo. Até mais.

Cristiane

Olá. Emagreci 18 quilos somente com reeducação alimentar. Comecei a fazer atividades físicas e parei de emagrecer. O que será que houve?

Cuidados Pela Vida

Oi Cristiane, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um endocrinologista para uma avaliação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.