Pessoas com metabolismo mais lento também têm tendência a engordar?

  • +A
  • -A

É comum nos depararmos com algumas pessoas que comem de tudo e em grandes quantidades, mas não engordam. Já vimos aqui no Cuidados Pela Vida que isso se dá devido ao metabolismo acelerado de certos organismos. Logo, aqueles que possuem  metabolismo mais lento encontram dificuldade para perder aqueles quilinhos a mais. Mas será as consequências podem ser pior ainda? Um metabolismo em “marcha lenta” pode fazer uma pessoa ter tendência a engordar? Vamos saber isso agora!

Sim, além de dificuldades para emagrecer, a pessoa com metabolismo lento pode vir a engordar. “Isso acontece porque fatores como idade, problemas hormonais, musculares e até mesmo psicológicos afetam o metabolismo tornando-o lento e o grande vilão do ganho de peso e, quase sempre, da dificuldade em perdê-lo”, afirma a nutricionista Amanda Koenigkam.

Além dos fatores citados, é possível citar também o gênero (homens tendem ter mais massa magra facilitando a queima de caloria rapidamente), massa muscular, hormônios (alterados ou com problemas de tireoide), genética, sedentarismo e hábitos alimentares. Todos esses são considerados os maiores inimigos da pessoa com metabolismo lento.

Emagrecendo com metabolismo lento

Ter um metabolismo lento não é o fim do mundo, longe disso. Não há uma fórmula específica para driblar a condição, porém a adoção de algumas medidas e comportamentos, recomendados por um nutricionista, podem facilitar o aumento da velocidade em que as calorias ingeridas são transformadas em energia e gastas.

“As recomendações podem ir desde uma alimentação balanceada com o uso equilibrado dos chamados alimentos termogênicos e fibras, como a ingestão dos alimentos em horários regulares, a ingestão de muito líquido entre água, sucos e chás naturais como também a prática de atividades físicas que estimulem a substituição da gordura por massa magra (músculo) que exigem do corpo um gasto calórico maior para a execução de atividades diárias. As consequências serão a aceleração do metabolismo e perda de peso”, afirma Amanda.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Koenigkam

Dra. Amanda Koenigkam

Nutrição

CRM: 15100842 / RJ

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Pessoas com metabolismo mais lento também têm tendência a engordar?"

Karina

Eu tenho o pior metabolismo muito lento

Luziana Garcia

Eu antes de operar a minha tireoide e ter que tomar todos os dias o Puram 150, eu podia comer comer tudo e não passava de 58 kilos depois da cirurgia e ter que fazer o uso da medicação eu engordei 10 kilos em 7 anos,tento fazer de tudo para perder peso e nada, eu como muito pouco, não tenho muita fome, já até tentei tomar remédio para emagrecer e nada funciona. Queria um remédio para fazer o meu metabolismo funcionar mais rápido, até estou pensando em operar pra tirar os kilos, eu tenho depressão por ter engordado e as roupas não cabem em mim, é vejo que não paro de engordar isso me deixa doente .Por favor que posso fazer ? Agradeço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luziana.  A reposição hormonal serve para substituir os hormônios que deixaram de ser produzidos pela tireoide. É muito importante seguir o tratamento recomendado pelo médico e para evitar o excesso de peso é necessário que tenha uma dieta equilibrada e que pratique atividades físicas. Orientamos que converse com uma endocrinologista, pois ela poderá lhe dá algumas dicas sobre como perder peso com saúde. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.