Emagrecimento: quais são as alternativas para o pão francês no café da manhã?


  • +A
  • -A

Apesar de ser, tradicionalmente, um dos principais símbolos do café da manhã, o pão francês não é uma opção muito interessante para aqueles que desejam emagrecer, tendo em vista o seu alto valor calórico. Por isso, é interessante encontrar alternativas para substituir esse tentador item da refeição tida como a mais importante do dia ou, ao menos, diminuir o seu consumo.

Opções para substituir o pão francês no café da manhã


“Podemos substituir o pão francês por pães 100% integrais, preparações com ovos e farinhas com fibra (aveia, chia, linhaça), além de raízes cozidas, como inhame, batata doce, batata baroa e aipim”, indica a nutricionista Ana Paula Moura.
O consumo de frutas pela manhã, somado às opções antes mencionadas, eleva ainda mais a qualidade nutricional da refeição.

Receita de panquequinha


A profissional também indica uma receita de panquequinha de aveia, banana e queijo como bom substituto para o pão francês no café da manhã. Os ingredientes são: 2 ovos; 1 colher de sopa cheia de aveia; 1 colher de chá de chia; 1 banana picada em rodelas; e 1 colher de sopa de queijo cottage ou ricota. “Deve-se misturar os ovos e acrescentar todos os outros ingredientes, levar a frigideira com 1 colher de chá de manteiga, dourar em fogo médio os dois lados, retirar da frigideira e consumir”, explica Ana Paula.

Malefícios do pão francês para o emagrecimento


Segundo a especialista,
essas alternativas oferecem benefícios que não são encontrados no pão francês, como uma maior quantidade de fibra. “Além disso, são ofertados carboidratos complexos, que controlam a glicemia, e ainda nutrientes (vitaminas e minerais), todos essenciais para regular as reações químicas necessárias para a perda de peso”, destaca.

A falta de fibras aumenta o índice glicêmico do pão francês, o que faz a glicose sanguínea subir rapidamente (a insulina também, consequentemente), o que prejudica o emagrecimento. “A insulina possui várias funções e uma delas é promover a formação de tecido adiposo. Assim, a hiperinsulinemia não é bem-vinda no tratamento da perda de peso. Outro problema do pão francês é que a maioria das pessoas não consegue comer apenas um”.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Contato via Site oficial, Doctoralia e Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Emagrecimento: quais são as alternativas para o pão francês no café da manhã?"

Francisleia

Excelente dica.

Lucia Assunção e

Gostei da dica sobre o pão francês

Kátia

Delícia essa panqueca de banana

Fábio Sillas

Gostei da dica. Percebo que o grande problema e mais dificil de resolver é a alimentação. Assim, a dica foi muito bem-vinda.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fábio, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Sandra

Gostei muito dessas dicas, nos favorecem bastante, parabéns.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Helena

Amei a panqueca

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos felizes que tenha gostado, Helena! Continue por aqui para receber essas e outras informações. Abraços.

Silvia amora

Adorei as dicas,vou tentar mudar meu café da manhã. 😍

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvia, que bom que gostou! Fique ligada para ter acesso a mais informações como essa. Abraços.

Jussara

Adorei a dica. Alem de orientar sobre alimentação, ainda dá a receita. As vezes o mais difícil em uma dieta, é como fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jussara, exatamente, as vezes precisamos de um caminho, de saber por onde começar, bom saber que gostou e sempre podemos mudar um ingrediente ou outro e dar uma modificada pra não ser a mesma receita todo dia, mas com cautela nas modificações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.