Fazer pequenos lanches pode ajudar a emagrecer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Fazer pequenos lanches pode ajudar a emagrecer?

Muitas pessoas que buscam emagrecer adotam uma dieta baseada na regra de comer de três em três horas, o que significa fazer, além das refeições padrões, pequenos lanches ao longo do dia. Contudo, de acordo com a nutricionista Ana Paula Moura, esse método nem sempre é o mais indicado. Sua aplicação depende da individualidade de cada um.

“O que era regra antes, ou seja, comer de três em três horas, não é mais. Alguns pesquisadores ainda defendem esta teoria com base na aceleração do metabolismo. Contudo, outros estudiosos trabalham com a necessidade do indivíduo, o que significa dizer ‘coma quando ficar com fome’. Na minha prática clínica eu utilizo os dois princípios”.

Fazer pequenos lanches é mais indicado para pessoas obesas e compulsivas


Segundo a especialista, comer de três em três horas pode realmente funcionar para a
perda de peso nos casos de pacientes obesos, compulsivos. A estratégia de adotar vários pequenos lanches ao longo do dia tende a funcionar melhor para essas pessoas, pois se fosse o contrário, ou seja, se o intervalo das refeições fosse muito grande, poderia abrir uma brecha para beliscar guloseimas nada nutritivas.

Porém, a nutricionista relata que pacientes com um perfil diferente se encaixam melhor em outro tipo de abordagem profissional para perda de peso. “Trabalho com pacientes que se alimentam três vezes ao dia somente, que não apresentam desconforto nesta prática, tampouco sintomas de fraqueza, e mesmo com isso observo neles perda de percentual de gordura. Minha sugestão é sempre respeitar a individualidade e o metabolismo de cada um”.

Alimentos que ajudam e atrapalham o emagrecimento


Dos alimentos que devem ser preferidos nos lanches que fazem parte de uma dieta visando o emagrecimento, especialmente a que segue a regra das três horas, a nutricionista aponta algumas dicas. “É legal ter sempre frutas acompanhadas de um alimento proteico, como uma fatia de queijo ou
farinhas como de chia, linhaça e aveia; oleaginosas (castanhas, nozes); frutas desidratadas; alimentos lácteos, como uma porção de iogurte desnatado e uma fatia de queijo”.

Dos alimentos que devem ser evitados nesses modelos de dieta, a profissional destaca os pobres em fibras, como os pães e biscoitos com farinha branca; frutas pobres em fibra e sem acompanhamento de alimentos proteicos ou farelos; balas, doces com alta concentração de açúcar e bolos; e sucos de fruta, por terem pouca fibra.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fazer pequenos lanches pode ajudar a emagrecer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.