Exercícios no verão: como emagrecer sem passar mal por causa do calor?


  • +A
  • -A
Imagem do post Exercícios no verão: como emagrecer sem passar mal por causa do calor?

A prática de exercícios físicos é uma das principais medidas que deve ser adotada por quem deseja viver com saúde, fazendo parte até mesmo do tratamento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial. Para emagrecer durante o verão, alguns cuidados extras devem ser tomados para evitar que o calor da rua faça o praticante se sentir mal.

 

Prática esportiva no calor requer corpo bem hidratado

 


Beber água com frequência é fundamental para evitar riscos. “Para evitar os famosos desmaios e tonturas, deve sempre se manter hidratado. A hidratação já começa antes mesmo do treino e é interessante tomar pelo menos um litro de água uma hora antes da atividade”, afirma a nutricionista Leticia Callado. Já durante a prática, é preciso ingerir água a cada 15 ou 20 minutos. Esses valores, entretanto, podem mudar conforme o corpo e a saúde de cada atleta.

Segundo a especialista, é importante também fazer um pré-treino adequado, com uma boa alimentação, já que a prática de exercícios em jejum podem fazer mal. O foco deve estar nos alimentos ricos em carboidratos, como pães e torradas, arroz, batata, leite e frutas. Este nutriente fornece a energia necessária para que os músculos trabalhem de forma eficiente na hora do exercício. Um nutricionista poderá recomendar a melhor estratégia, de acordo com as metas desejadas.

 

Temperaturas muito altas podem aumentar pressão arterial

 


Em
dias de calor extremo, é importante também prestar atenção à saúde do sistema cardiovascular, que pode se comportar de maneira diferente devido à alta temperatura. “No calor, devido à desidratação mais intensa e à vasodilatação, imagino que a pressão eleve-se, porém com magnitude menor do que em dias muito frios, a ponto que, em condições extremas, isso pode fazer mal, levando a tonturas e até à perda de consciência”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

Segundo o médico, durante a prática do exercício físico, espera-se sempre uma elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial, o que é normal até para pessoas sem hipertensão. Entretanto, essa situação piora sobre o sol escaldante, já que o organismo humano não está preparado para atuar em situações extremas de temperatura. “A principal recomendação seria evitar a prática de exercício físico em ambientes abertos, sem controle de temperatura, nos extremos de calor ou frio, e preferir, nesses dias, a prática da atividade física em ambientes fechados, como academias”, aconselha o profissional.

 

Leticia Callado é nutricionista clínica e esportiva e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo. CRN-3: 40990

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

 

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Exercícios no verão: como emagrecer sem passar mal por causa do calor?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.