Quais tipos e modalidades de exercícios ajudam a queimar mais calorias?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais tipos e modalidades de exercícios ajudam a queimar mais calorias?

Os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas à saúde humana são muitos e vão desde promover o bem-estar mental até ajudar a emagrecer. Segundo o especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros, qualquer exercício ajuda a queimar aquelas indesejáveis calorias extras, mas alguns são mais eficazes que outros.

Exercícios aeróbicos emagrecem com mais rapidez


“Classicamente, os exercícios com componentes aeróbicos são os que queimarão calorias mais rapidamente. Nesta categoria, os mais populares são a corrida, a caminhada, a natação e a bicicleta, ergométrica principalmente”, aponta o profissional. Os
exercícios aeróbicos são aqueles que usam oxigênio para produzir energia para os músculos.

O especialista afirma ainda que o crossfit, prática que tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, também é um excelente exercício para perder peso, graças ao seu componente aeróbico. Trata-se de um programa baseado em atividades de alto impacto e alta intensidade e que tem o aumento da força, a definição muscular e a redução de gorduras entre seus objetivos.

Emagrecimento varia com o condicionamento do atleta


De acordo com o especialista, a intensidade da atividade física é o fator decisivo para a queima das calorias, mas o condicionamento pessoal também é importante: “O que é intenso para aquele que não está bem condicionado poderá ser pouco intenso e ineficaz para um atleta mais preparado”. Na dúvida, procure um profissional para tirar dúvidas e receber dicas adequadas para o seu caso, antes de iniciar a prática.

Além de ser importante para o emagrecimento, os exercícios físicos também são fundamentais para prevenir doenças, como o diabetes, a osteoporose e a obesidade. “Entretanto, é na prevenção de doenças do aparelho cardiocirculatório que esse efeito talvez se apresente de forma mais dramática, já que os cardiopatas que passam a fazer exercícios aeróbicos conseguem uma qualidade de vida muito melhor”, destaca Medeiros.

Dr. Luiz Fernando Medeiros é ortopedista graduado e especializado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Medicina do Esporte. CRM-RJ: 52.37474-4

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais tipos e modalidades de exercícios ajudam a queimar mais calorias?"

elizangela silva de lira

particularmente gosto muito de dança ajuda muito a perde calorias e me sinto feliz exercício na orla sol mar bom de mais grande privilégio para quem aprecia vamos aproveita em quanto podemos nos locomover com saúde.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.