Por que pessoas tendem a engordar durante as estações mais frias do ano?


  • +A
  • -A

Existem diversos fatores relacionados com o aumento da fome em épocas frias. Durante o inverno, o corpo tende a gastar mais energia para manter sua temperatura, em função do frio. Esse esforço maior do organismo faz com que haja aumento do apetite, o que leva as pessoas a ingerirem mais calorias.

Motivos para o ganho de peso no frio


“Nessa época há também redução dos níveis de serotonina, que é o ‘hormônio do prazer’, o que estimula as pessoas a comer mais para suprir o vazio emocional. Além disso,
o frio nos coloca mais tempo em casa, longe de atividades mais estimulantes, assim o tédio acaba levando à ansiedade, que acarreta em uma maior ingestão de comida”, explica a nutricionista Ranay Tavares.  

Como no frio o corpo pede mais energia, é comum as comidas leves (e saudáveis) ficarem de lado, dando espaço para alimentos mais gordurosos ou ricos em açúcares. Isso pode levar ao aumento de peso e também de outros elementos, como glicose, colesterol e triglicerídeos, o que é um risco para o desenvolvimento de doenças mais sérias atreladas aos maus hábitos de vida.

Como evitar o ganho de peso nas estações mais frias?


Recomenda-se, portanto, consumir alimentos saudáveis diariamente
, deixando os mais calóricos para comer esporadicamente. “Aumentar legumes e verduras no almoço e jantar e optar por frutas entre as refeições ajuda no processo de perda de peso”, indica Ranay. É importante também comer nos horários corretos, sem excessos ou faltas, por mais que no inverno a vontade de comer besteiras seja maior.

O exercício físico é outro ponto fundamental para o emagrecimento que não deve ser interrompido no inverno. Além de ajudarem a queimar calorias, eles aumentar os níveis de serotonina, dando sensação de prazer e bem-estar. Manter-se bebendo água também é fundamental no frio, pois as pessoas tendem a fazer isso menos nas baixas temperaturas. “Isso pode levar à desidratação, a pele fica com um aspecto ressecado e aumenta a fome”, avisa a profissional.

Ranay Tavares da Silva é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). CRN: 15101162

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que pessoas tendem a engordar durante as estações mais frias do ano?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.