Emagrecer: sopas podem ser aliadas da dieta nos meses mais frios do ano?


  • +A
  • -A
Imagem do post Emagrecer: sopas podem ser aliadas da dieta nos meses mais frios do ano?

Perder peso nas estações mais frias do ano costuma ser mais complicado, pois, no geral, as pessoas ficam mais preguiçosas para sair de casa e se exercitar e acabam comendo mais. Para compensar o frio, opta-se, normalmente, por comidas e bebidas quentes, o que faz a sopa ganhar força nessa época. Tal prato, além de adequado para a estação, é interessante para quem deseja manter uma dieta para emagrecer.

Sopas são excelentes opções durante o inverno. Isso se deve ao fato delas serem servidas quentes, ajudando-nos a sentir mais aquecidos. Além disso, podem substituir preparações mais calóricas que tenham mais gorduras e, portanto, mais calorias”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Melhores tipos de sopa para emagrecer


Segundo a especialista, a melhor sopa é aquela que tem pedaços de alimentos e ingredientes de várias famílias. Por exemplo, são indicados para o preparo da sopa alimentos da família do arroz, como batata, milho, mandioca, inhame, cará, aveia, mandioquinha ou macarrão; e do feijão, como ervilha, lentilha ou grão de bico.

“Também é interessante ter um tipo de carne magra ou frango sem pele; verduras de folha, como espinafre, escarola, acelga e repolho; dois ou mais tipos de legumes, como cenoura, abóbora, abobrinha, chuchu, brócolis, couve-flor e vagem; óleo vegetal (soja, milho ou girassol) para refogar os temperos; e alho e cebola ou outros para dar sabor à sopa”, indica a profissional.

Ingredientes que tornam a sopa ruim para a perda de peso


Por outro lado, há sopas que não são indicadas a
quem deseja emagrecer, pois contam com ingredientes muito calóricos e pouco saudáveis. “As sopas que têm linguiça, bacon ou creme de leite não são indicadas pois possuem mais gordura animal, do tipo saturada. Além disso, quando a sopa é batida, perde as fibras alimentares que dão saciedade, prejudicando quem precisa emagrecer e/ou tenha o intestino preso”, alerta.

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Emagrecer: sopas podem ser aliadas da dieta nos meses mais frios do ano?"

MARIA O G Da SILVA.

Gostei das informações já recebidas. É gostaria de saber como fazer fazer para se alimentar bem e não engorda muito…enfim estou além do meu peso. MARIA O G Da SILVA.

Regina

Preciso perder 6 já urgente

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, exercícios físicos são a alternativa mais segura, combinado com uma alimentação saudável colaboram para ajudar a perder peso. Não esqueça de consultar o nutricionista, o endocrinologista ou um nutrólogo caso tenha mais dúvidas. Abraços.

Aparecida Marques

Bom diaPor favor a receita da sopa.Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aparecida, a sopa ideal varia para cada um, vai do seu paladar os ingredientes. Tenho uma outra matéria sobre sopas que informa: “A sopa de ervilha é muito nutritiva, pois utiliza uma leguminosa rica em fibras e proteína”. Segue o link da matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/comer-sopas-emagrecer-inverno.
Outra informação é o e-book 7 RECEITAS SAUDÁVEIS & GOSTOSAS disponível gratuitamente no site, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/receitas-saudaveis. Abraços.

Tânia Cecília cleto da silva

Bom dia, Preciso eliminar 5 quilos me ajude por favor me passe a receita da sopa Muito obrigada!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tânia, uma sopa é sempre bom, mas somente ela não ajuda a eliminar o peso. Consulte o nutricionista, o endocrinologista ou um nutrólogo para saber quais alimentos e a quantidade ideal para seu caso. Mas com a ajuda de exercícios físicos terá um maior progresso. Veja outras dicas nesta outra matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/obesidade/dieta-suficiente-emagrecer. Um abraço.

Maria helena

Tenho lido a revista!Excelente Tenho 65 anos exercito advogo alimentacao equilibrada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, que bom que gostou! Fique por aqui para ter acesso a essas e outras informações.

Maria helena

Tenho lido a revista!Excelente Tenho 65 anos exercito advogo alimentacao equilibradap

CUIDADOS PELA VIDA

Maria Helena,
Ficamos muito felizes de saber que você gosta da revista e ta certinha, tem mesmo que ser ativa e se cuidar. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.