Emagrecer: sopas podem ser aliadas da dieta nos meses mais frios do ano?


  • +A
  • -A

Perder peso nas estações mais frias do ano costuma ser mais complicado, pois, no geral, as pessoas ficam mais preguiçosas para sair de casa e se exercitar e acabam comendo mais. Para compensar o frio, opta-se, normalmente, por comidas e bebidas quentes, o que faz a sopa ganhar força nessa época. Tal prato, além de adequado para a estação, é interessante para quem deseja manter uma dieta para emagrecer.

Sopas são excelentes opções durante o inverno. Isso se deve ao fato delas serem servidas quentes, ajudando-nos a sentir mais aquecidos. Além disso, podem substituir preparações mais calóricas que tenham mais gorduras e, portanto, mais calorias”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Melhores tipos de sopa para emagrecer


Segundo a especialista, a melhor sopa é aquela que tem pedaços de alimentos e ingredientes de várias famílias. Por exemplo, são indicados para o preparo da sopa alimentos da família do arroz, como batata, milho, mandioca, inhame, cará, aveia, mandioquinha ou macarrão; e do feijão, como ervilha, lentilha ou grão de bico.

“Também é interessante ter um tipo de carne magra ou frango sem pele; verduras de folha, como espinafre, escarola, acelga e repolho; dois ou mais tipos de legumes, como cenoura, abóbora, abobrinha, chuchu, brócolis, couve-flor e vagem; óleo vegetal (soja, milho ou girassol) para refogar os temperos; e alho e cebola ou outros para dar sabor à sopa”, indica a profissional.

Ingredientes que tornam a sopa ruim para a perda de peso


Por outro lado, há sopas que não são indicadas a
quem deseja emagrecer, pois contam com ingredientes muito calóricos e pouco saudáveis. “As sopas que têm linguiça, bacon ou creme de leite não são indicadas pois possuem mais gordura animal, do tipo saturada. Além disso, quando a sopa é batida, perde as fibras alimentares que dão saciedade, prejudicando quem precisa emagrecer e/ou tenha o intestino preso”, alerta.

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Emagrecer: sopas podem ser aliadas da dieta nos meses mais frios do ano?"

MARIA O G Da SILVA.

Gostei das informações já recebidas. É gostaria de saber como fazer fazer para se alimentar bem e não engorda muito…enfim estou além do meu peso. MARIA O G Da SILVA.

Regina

Preciso perder 6 já urgente

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, exercícios físicos são a alternativa mais segura, combinado com uma alimentação saudável colaboram para ajudar a perder peso. Não esqueça de consultar o nutricionista, o endocrinologista ou um nutrólogo caso tenha mais dúvidas. Abraços.

Aparecida Marques

Bom diaPor favor a receita da sopa.Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aparecida, a sopa ideal varia para cada um, vai do seu paladar os ingredientes. Tenho uma outra matéria sobre sopas que informa: “A sopa de ervilha é muito nutritiva, pois utiliza uma leguminosa rica em fibras e proteína”. Segue o link da matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/comer-sopas-emagrecer-inverno.
Outra informação é o e-book 7 RECEITAS SAUDÁVEIS & GOSTOSAS disponível gratuitamente no site, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/receitas-saudaveis. Abraços.

Tânia Cecília cleto da silva

Bom dia, Preciso eliminar 5 quilos me ajude por favor me passe a receita da sopa Muito obrigada!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tânia, uma sopa é sempre bom, mas somente ela não ajuda a eliminar o peso. Consulte o nutricionista, o endocrinologista ou um nutrólogo para saber quais alimentos e a quantidade ideal para seu caso. Mas com a ajuda de exercícios físicos terá um maior progresso. Veja outras dicas nesta outra matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/obesidade/dieta-suficiente-emagrecer. Um abraço.

Maria helena

Tenho lido a revista!Excelente Tenho 65 anos exercito advogo alimentacao equilibrada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, que bom que gostou! Fique por aqui para ter acesso a essas e outras informações.

Maria helena

Tenho lido a revista!Excelente Tenho 65 anos exercito advogo alimentacao equilibradap

CUIDADOS PELA VIDA

Maria Helena,
Ficamos muito felizes de saber que você gosta da revista e ta certinha, tem mesmo que ser ativa e se cuidar. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.