AchèAchè
    search
    Título

    Efeito sanfona: por que as pessoas podem perder e ganhar peso com frequência?

    Emagrecimento

    Por

    Focar em perder barriga, emagrecer, mas relaxar alguns meses depois e ganhar uns quilinhos. É comum vermos muitos casos assim por aí, não é mesmo? Isso tem uma explicação e apenas acontece porque sua mudança de comportamento alimentar não deve ter sido feita da maneira adequada.

    Homens emagrecem com mais facilidade


    O efeito sanfona, como é conhecido o ganho de peso não intencional após a perda de peso intencional, é chamado pela medicina de “ciclismo de peso”. As explicações para esse fenômeno do ioiô podem vir de diversos fatores, como o indivíduo querer voltar aos antigos hábitos alimentares, restrições muito severas na dieta sem auxílio de um profissional, falta de conscientização e até razões hormonais e genéticas.

    E isso é mais comum do que você imagina. Alguns estudos demonstram que aproximadamente 80% das pessoas que tiveram o objetivo de emagrecer até 10% do peso corporal, irá recuperar tudo dentro de um ano. O efeito sanfona acontece tanto em homens quanto em mulheres, mas há uma diferença entre os dois sexos. “Os homens, geralmente, têm mais facilidade para emagrecer porque possuem mais massa muscular, o que eleva a taxa metabólica, fazendo com que gaste mais energia”, explica a nutricionista Renata Fetter.

    Como evitar o efeito sanfona?


    O primeiro passo para você evitar que este ganho de peso aconteça é procurar um nutricionista, que é o profissional capacitado para a orientação de uma dieta responsável e saudável. Tudo será verificado de forma individual: a história metabólica, deficiências nutricionais, nível de atividade física e avaliação da composição corporal (percentual de gordura, massa magra e massa óssea).

    Algumas pessoas podem ter facilidade para perder peso quando bem orientadas, porém o grande desafio é manter a nova forma. “A força de vontade e paciência do indivíduo são extremamente importantes no processo, mas não é tudo. Manter os hábitos saudáveis da alimentação, fazer atividade física, dormir bem e controlar ao máximo o estresse diário são alguns pilares para o sucesso do tratamento”, destaca Renata.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes