Dormir no frio ajuda a emagrecer? Especialista responde!


  • +A
  • -A

Manter um sono de qualidade é comprovadamente importante para o emagrecimento, assim como o contato do corpo com temperaturas mais baixas. Isso tem a ver com questões hormonais e ajustes da temperatura corporal. Portanto, a simples ação de dormir em épocas do ano mais frias pode ajudar na perda de peso.

“Dormir no frio favorece o emagrecimento. Segundo alguns estudiosos, a perda de peso nesse caso ocorre por um sistema de compensação. O corpo precisa manter a temperatura basal estável, então quando o indivíduo dorme em um local mais frio, ainda mais se estiver com pouca roupa e cobertas leves, o organismo é provocado a acelerar o metabolismo para manter a temperatura corporal. Consequentemente, há a perda de peso”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

Além do frio, é preciso dormir bem para que ocorra o emagrecimento


Porém, não adianta dormir no frio, mas ter um sono ruim.
Para que o emagrecimento ocorra nesse contexto, é necessário que haja também um sono de qualidade (profundo e com duração de, pelo menos, seis horas), pois só assim ocorrerá a regulação importante de hormônios para que o organismo trabalhe no sentido de perder peso.

“Vale ressaltar que uma boa noite de sono é fundamental para o gerenciamento do peso. Um sono reparador mantém a relação grelina/leptina saudável. Estes hormônios são responsáveis pelo controle da fome. Uma noite de sono curta e não restauradora aumenta os níveis de grelina e, assim, a fome. Já uma noite bem dormida mantém os níveis de leptina normais, controlando o apetite”.

Estresse é inimigo da perda de peso


Dormir mal também aumenta o estresse, o qual estimula outros hormônios ruins para a saúde, como a adrenalina e o cortisol. Além de aumentarem a falta de sono, eles também dificultam o emagrecimento, impedindo a queima de gordura e a formação de massa magra. Por outro lado, uma boa noite de sono aumenta a disposição, o que pode
te levar mais facilmente à prática de atividades físicas, aumentando as chances de emagrecimento.  

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Dormir no frio ajuda a emagrecer? Especialista responde!"

Odair Portes

Parabéns pela informação doutora!Está informação bate com outras fontes de informações e pesquisas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.