Dieta low carb: prós, contras e riscos dessa estratégia para emagrecer


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Como sugere o nome em inglês, a dieta low carb se baseia na diminuição do consumo de carboidratos, bem como na ingestão de carboidratos de boa qualidade. Trata-se de um método bem antigo e que hoje em dia ainda é muito utilizado por apresentar resultados expressivos em termos de emagrecimento, sendo constantemente pauta de blogs, sites e grupos de redes sociais.

Para delimitar o quanto de carboidratos e quais serão utilizados, deve-se consultar um nutricionista. Mas, em geral, o percentual do nutriente dentro da alimentação fica entre 40% do total, ou até menos. Em uma dieta convencional, o número varia entre 50 e 55%. Se a quantidade fica muito abaixo dos 40%, há riscos de consequências graves para a saúde. Por isso não é recomendado reduzir os carboidratos em excesso.

Porque a dieta low carb ajuda a emagrecer?


Mesmo assim, é justamente a diminuição de carboidratos o diferencial dessa dieta, então quando isso é feito de maneira adequada, os resultados aparecem sem prejudicar a saúde. Além da quantidade, é fundamental que a qualidade dos carboidratos seja boa, ou seja, que eles tenham baixo índice glicêmico. Assim, os carboidratos são absorvidos mais lentamente pelo organismo, o que evita a elevação dos níveis de glicose e a formação de depósitos de gordura.  

“A baixa ingestão de carboidratos estimula menos a insulina, hormônio produzido no pâncreas, que tem como principal função colocar a glicose dentro da célula e estocar em forma de gordura o que sobra. Diminuindo a produção e os picos de insulina com a ingestão de bons e poucos carboidratos, a perda de peso é favorecida”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

Dieta low carbExemplo de uma refeição com poucos carboidratos

 

Benefícios da dieta low carb


Além do emagrecimento, outras vantagens muito importantes da dieta low carb são: melhora do sono e da disposição; combate ao desenvolvimento do câncer, prevenção da diabetes; sensação de saciedade; e troca dos carboidratos, pois o consumo de produtos industrializados dá lugar a alimentos mais naturais.

“A melhor coisa que a LC (low carb) traz para nós é a troca do imenso número de industrializados que consumimos, como biscoitos, massas, pães, farinha refinada, açúcar refinado, por alimentos que nossos avós tinham em suas mesas: aipim com manteiga no café da manhã ou lanche da tarde e almoço ou jantar sempre com legumes e verduras. E tudo com baixíssima quantidade de carboidratos e ainda por cima muita fibra”.

Dieta low carb deve ser sempre acompanhada por nutricionista


Como na dieta low carb ocorre uma transição de hábito alimentar, é vital que ela seja iniciada e acompanhada por um nutricionista. Ter este profissional por perto é bom para prevenir contra possíveis reações ruins. “Uma pessoa acostumada com uma ingestão muito alta de açúcares simples, por exemplo, pode desenvolver sintomas desagradáveis com a LC, como tontura, fadiga, dor de cabeça, palpitação e irritabilidade. Por isso, jamais deve-se iniciar um programa LC por conta própria”.

A dieta low carb não é recomendada para grupos específicos de pessoas, tais como aquelas que sofrem de insuficiência renal, cardíaca, hepática ou diabetes. Atletas e praticantes de atividades físicas também entram nesse grupo. Contudo, com consulta ao nutricionista e realização de avaliações, pode ser que esses indivíduos consigam adotar a LC de forma saudável.

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Fotos: Shutterstock

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2 comentários para "Dieta low carb: prós, contras e riscos dessa estratégia para emagrecer"

ysa gondim

Fiz dieta low carb prescrita por uma medica.. endocrino,durante um certo periodo.Confesso que nos primeiros dias não me senti bem,mas meu organismo foi se adptando aos poucos,passei por um processo de reeducação alimentar e faço atividade física.Ápós 1 ano e meio consegui perder 16kg!

Cuidados Pela Vida

Olá Ysa, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

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