Crossfit: Confira os benefícios e riscos associados a esse tipo de treinamento
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Vinícius Magno
- +A
- -A
O crossfit é uma atividade que surgiu nos Estados Unidos no fim do século XX e dos anos 2000 para cá se tornou febre em diferentes países pelo fato de trabalhar o corpo de uma maneira diferente. A modalidade prevê que os praticantes usem a força e resistência física através de exercícios de alta intensidade que exigem o desenvolvimento simultâneo de diversos grupamentos musculares.
Assim como em toda prática que visa o treinamento físico, o crossfit apresenta benefícios, mas também seus riscos. Por isso mesmo os praticantes devem tomar alguns cuidados. “Inegavelmente, o crossfit é uma modalidade de alto rendimento, e como tal, sua prática por indivíduos despreparados, os famosos ‘praticantes de fim de semana’, compromete a técnica requerida para a execução segura e eficaz dos movimentos”, explica o ortopedista Vinícius Magno.
Acompanhamento profissional ajuda na identificação de lesões e correção de postura
Segundo o médico, aqueles que não estão acostumados com a dinâmica do crossfit ficam mais propensos a desenvolver lesões musculoesqueléticas, vasculares, cardíacas e até mesmo oftalmológicas. A solução seria buscar uma familiarização gradual com a atividade e o acompanhamento de um profissional de educação física, já que este estará atento e saberá interromper o treino ao mínimo sinal de riscos de lesões.
“Um recente estudo estimou que a incidência de lesões musculoesqueléticas no crossfit seja de 20% e concluiu que a melhor recuperação se dá quando o treinador participa ativamente do processo de identificação das mesmas e adequação (ou suspensão) dos treinos para que o tratamento adequado seja realizado”, aponta Vinícius. A presença de um personal trainner, que se dedica integralmente a um só aluno, seria ainda mais interessante para a detecção de lesões e adequações no treino.
Crossfit promove perda de gordura, ganho de massa muscular e combate a depressão
Apesar dos riscos, o crossfit está associado a uma série de melhorias, que vão além de resistência e força. “O treinamento aeróbico e a resistência cardiovascular podem se equivaler aos de nadadores de alto rendimento. O ganho de massa muscular e perda de tecido adiposo também são notórios. Recentemente, pesquisadores destacaram a melhora no grau de motivação entre pacientes portadores de depressão que iniciaram a prática”, conta o ortopedista.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Vinícius Magno
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 52847593 / RJ
- 7 comentários para "Crossfit: Confira os benefícios e riscos associados a esse tipo de treinamento"
-
Victor Hugo Faria Laranja
Muito bem doutor, compartilho da sua opinião e reafirmo que qualquer exercício que tem como proposta a evolução do paciente, seja fisiológica ou psicológica, é necessário sempre o acompanhamento de um profissional qualificado. Assim contribuímos para o bem da pratica esportiva e evitamos lesões.
-
Helga
Excelente matéria. Sou praticante do esporte há 6 anos. Me encontrei no Crossfit. Mas muitas pessoas criticam por não saber exatamente o que ele engloba. É isso mesmo, tem que ser uma adaptação gradual… Obrigada!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.