Correr na praia queima mais calorias do que a mesma atividade em uma esteira?


  • +A
  • -A

Correr é uma das formas mais conhecidas, simples e eficientes de perder peso. O piso plano e liso do asfalto ou da esteira costuma ser escolhido por quem mora na cidade e leva uma vida corrida, mas há quem prefira praticar a atividade na areia da praia. Independente da escolha, a queima de calorias está garantida com o exercício, mas na praia o resultado tende a vir mais rápido.    

“Diferente da esteira, o terreno da praia é menos uniforme, o que nos obriga a usar mais a musculatura. Além disso causar maior hipertrofia muscular, pode resultar em uma maior perda de peso”, afirma o endocrinologista Fábio Moura. Como a esteira e o asfalto são mais compactos, ou seja, exigem menos do corpo para a realização dos movimentos da corrida, gasta-se menos energia.   

 

Corrida na praia está mais associada à ocorrência de lesões

 


O fato dos pés afundarem na areia durante a corrida ou caminhada na praia, exigindo do corredor mais energia para levantá-los, também explica a maior queima de calorias neste ambiente do que
em uma esteira de academia. Por outro lado, o impacto na areia é mais suave, o que ajuda a evitar lesões e permite que os praticantes corram descalços.  

Mesmo assim, a corrida na areia da praia está mais associada a lesões do que na esteira, especialmente na parte em que há areia fofa. As articulações tendem a ficar mais protegidas por conta do impacto ser mais suave, mas outras partes se tornam mais vulneráveis, como o calcanhar, por exemplo. Por isso, o ideal é correr na faixa de areia próxima ao mar, que é mais úmida e, por isso, mais lisa e compacta.   

 

Corredores também devem cuidar da alimentação para garantir o emagrecimento

 


Independente do local de corrida, é sempre importante cuidar de outros aspectos (como a alimentação) que atuam em conjunto com a atividade física
para promover o emagrecimento. “A alimentação deve ser sempre individualizada em função do peso corporal e da quantidade de exercício praticada. O uso de medicações anti obesidade também pode ser bem útil e deve ser feito caso a caso, sob orientação médica, respeitando-se as contra indicações, em conjunto com as mudanças no estilo de vida”, completa Moura.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fábio Moura

Dr. Fábio Moura

Endocrinologia

CRM: 10909 / PE

TAGS
atividade-fisica
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Correr na praia queima mais calorias do que a mesma atividade em uma esteira?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.