Por que comer de três em três horas ajuda a emagrecer?


  • +A
  • -A

O hábito de comer de três em três horas pode ajudar no emagrecimento, mas isso não é regra para todos os indivíduos. Como o intervalo entre refeições é curto, o indivíduo come diversas vezes ao dia e tende a não sentir fome constantemente, o que permite que em cada momento ele coma em quantidades menores. Essa lógica visa frear a ansiedade e a compulsão alimentar.    

Emagrecer comendo de 3 em 3 horas funciona para todas as pessoas?


“Uma das justificativas para que esta conduta nutricional seja utilizada é que ela diminui a ansiedade do paciente (não permitindo, assim, que o hormônio cortisol se altere) e ajuda a acelerar o metabolismo, o que se daria pelo fato do organismo gastar energia no processo de digestão. Contudo, é importante ter em mente que o conceito de comer de três em três horas para emagrecer já não é uma verdade absoluta”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Vários estudos mostram que esta conduta não funciona com todos os indivíduos. Portanto, é fundamental levar em conta a individualidade antes de definir este ou outros métodos de emagrecimento. “Alguns pacientes mais ansiosos precisam de uma alimentação mais fragmentada e com menores porções. Outros que conseguem chegar à próxima refeição sem ansiedade ou uma fome ‘desgastante’, sem humor alterado ou dor de cabeça, não precisam de lanchinhos entre estas refeições”, conta a especialista.

Beber mais água ajuda dieta a dar certo


Para que a dieta dê certo
naqueles em que ela é indicada, é necessário que algumas condições sejam seguidas, tais como: aumento no número de refeições ao dia; diminuição da porção ingerida em cada refeição; aumento da ingestão de frutas, verduras, legumes e fibras (produtos integrais); e elevação da ingestão de água (1,5l a 2l por dia).

“O paciente deve seguir o plano alimentar proposto pelo seu nutricionista e observar, principalmente, os lanches intermediários, que são as refeições que as trocas por alimentos não indicados acontecem mais. Caso esteja com dificuldades em realizar estes lanches com opções saudáveis, converse com o profissional que o acompanha. Sempre há uma alternativa”, indica Ana Paula.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Ana Paula Moura

Ana Paula Moura

Nutrição

CRM: 95100221 / RJ

TAGS
alimentacao
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que comer de três em três horas ajuda a emagrecer?"

Rosane

Adotei a rotina alimentar de três em três horas e me adaptei perfeitamente a ela. Não sinto fome, nem vontade de comer doces e outras guloseimas. Já me alimentava de forma saudável no almoço, só acrescentei os lanches saudáveis nos intervalos entre o café da manhã, almoço e janta. Tudo isso com acompanhamento de nutricionista. Elas são essenciais para organizar uma rotina alimentar saudável e dar suporte em caso de dúvidas. Eliminei seis quilos em dois meses e estou me sentindo ótima! Ah, não poderia deixar de dizer que pratico atividade física cinco dias da semana! Boa sorte pra quem quer ter saúde!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosane. Lhe parabenizamos pelo empenho em melhorar sua qualidade de vida. Grande abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.