O que comer no café da manhã antes de fazer exercícios físicos?


  • +A
  • -A

As opções escolhidas no café da manhã são determinantes para a qualidade do treino daquelas pessoas que se exercitam para emagrecer pouco tempo depois desta refeição. Isso porque a alimentação pode proporcionar a energia necessária para realizar a atividade, potencializando a performance, caso os nutrientes adequados forem escolhidos.    

“A escolha do tipo de alimento no pré e pós treino podem definir o sucesso do ganho de massa muscular e da perda de gordura. Priorizar o carboidrato é a melhor conduta, pois são fontes de energia rápida e de digestão rápida também”, informa a nutricionista Ana Paula Moura. Pães, torradas, bolachas com água e sal, frutas, cereais e queijos magros são opções ricas em carboidratos.

Alimentos com digestão mais rápida são mais aconselhados no café da manhã


De acordo com a especialista, quando o café da manhã funciona como um pré treino, um detalhe é fundamental na escolha dos alimentos: o tempo entre a refeição e o início do treino. Se você treina logo depois de comer, por exemplo, é interessante
apostar em alimentos com digestão rápida (carboidratos) para não sentir desconforto durante o treino.

Caso haja um intervalo de tempo maior entre o café da manhã e o treino, alimentos com digestão mais lenta podem ser consumidos mais tranquilamente. “Alimentos de digestão mais prolongada, como os ricos em gordura e proteínas, até podem ser utilizados quando a atividade é realizada pouco depois da refeição, mas apenas em porções menores”, destaca.

Alimentação adequada no café da manhã ajuda a poupar os músculos


Em resumo, as escolhas nutritivas no café da manhã vão favorecer um treino mais eficiente ao fornecerem a
energia necessária para a atividade física, e isso sem que o corpo precise retirar proteína do músculo. “Ou seja, o músculo é poupado do desgaste e o emagrecimento é favorecido, quando a mobilização da gordura corporal é mais eficiente neste contexto”, explica Ana Paula.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Contato via Site oficial, Doctoralia e Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "O que comer no café da manhã antes de fazer exercícios físicos?"

Janaína Gomes

Gostei muito da Dica

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janaína, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cristina

Mas as dicas foram apenas para o treino depois do café da manhã, gostaria de saber para os outros horários como devemos agir.Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá pessoal, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista para que ele indique a alimentação adequada para sua meta. Abraços.

Maria Luisa

Ótimo artigo!Meu treino é a noite após o trabalho, gostaria de saber de dicas para esse horárioObrigada

Maria Auxiliadora

Boa tarde!!! Também gostaria de saber qual o Alimento comer depois do treino a noite??? Obrigada.

Inez Santana

Adorei a dica, pois sempre tenho dúvidas se estou fazendo certo.

debora

eu trabalho durante madrugada, e nao estou conseguindo me alimentar corretamente…tem dia que consigo almoçar tem dia q fico sem comida dia todo…por ter sono acabo dormindo demais!!! alguma dica para rotina de quem trabalha de madrugada … socorro estou engordando muito!!!

Jamille Filizola

Poderia nos enviar algumas opções de um cardápio café,almoço e janta p quem precisa emagrecer 5kg,obg

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.