Barriga de chope: Cerveja engorda mesmo bebendo com moderação?


  • +A
  • -A
Imagem do post Barriga de chope: Cerveja engorda mesmo bebendo com moderação?

Muita gente já ouviu falar na famosa “barriga de chope”, mas sempre fica a dúvida se a cerveja, de fato, engorda ou se a barriga é causada por outros fatores da alimentação e estilo de vida. Infelizmente, para o azar dos apreciadores da bebida alcóolica mais popular do país, a cerveja possui alto valor calórico e ainda apresenta benefício nutricional quase insignificante.

“Além de altamente calórica, a cerveja tem um índice glicêmico elevado, ou seja, o açúcar no qual ela se converte ao ser ingerida é absorvido muito rapidamente pela corrente sanguínea”, afrma a nutricionista Ana Paula Moura. “Fazendo uma comparação prática, uma lata de cerveja de 350ml tem aproximadamente as mesmas calorias de um pão francês. Então, ao beber 10 latas, você estará consumindo o equivalente a 10 pãezinhos”.

 

Beber com moderação é ideal para não abrir mão de cerveja e saúde

 


Mesmo assim, a profissional acredita que, com moderação, todo alimento é permitido. Ela diz que não acredita em restrições alimentares severas, pois só oprimem o paciente, afastando-o do plano alimentar. “Por isso libero o álcool com moderação. Costumo estabelecer com meus pacientes uma relação de confiança, mas principalmente deles com eles mesmos. Não dá para determinar um número fixo (da bebida), pois para cada paciente esta conduta se modifica, devido às individualidades”, diz Ana Paula.

Além de moderação ao ingerir a bebida alcoólica, é importante ter uma boa alimentação no dia a dia e praticar atividades físicas. A combinação desses fatores permite degustar a bebida sem o medo da famosa barriguinha de chope. “Uma boa dica para beber menos durante uma saída à noite é intercalar a bebida alcoólica com um copo de água com limão. Não deixa desidratar e aumenta a saciedade, fazendo com que a pessoa beba menos álcool”, recomenda a nutricionista.

 

Fatores relacionados à cerveja que também contribuem para o ganho de peso

 


O crescimento abdominal típico de quem exagera na cerveja não se explica apenas pela bebida em si. Um conjunto de fatores contribui para a gordura abdominal se acentuar. “Os acompanhamentos que costumam vir com a cerveja (petiscos) e a idade do paciente influenciam, pois depois dos 35 anos o metabolismo fica mais lento, o que torna difícil queimar tantas calorias”, conclui Ana Paula.

 

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade
alcool

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Barriga de chope: Cerveja engorda mesmo bebendo com moderação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.