search
    Título

    2018 em forma: veja dicas para você emagrecer no começo do ano

    Uncategorized

    Por

    Todo início de ano muitas pessoas fazem promessas para uma vida melhor, sendo bastante comuns aquelas relacionadas à perda de peso. Se você iniciou 2018 com foco na redução de medidas, é importante saber quais os passos corretos a seguir para ter sucesso neste objetivo. A adoção de uma dieta que se enquadre na sua rotina e pretensões é essencial.
    Segundo a nutricionista Carla Cotta, para começar o ano com boas chances de perder peso, deve-se apostar na educação alimentar ou reeducação do paladar com um programa alimentar variado e específico, tendo como base alimentos in natura e a adaptação à rotina, estilo de vida e ciclo de 24h do indivíduo. Nesse sentido, deve-se levar em conta, por exemplo, se a pessoa faz atividade física ou se usa algum medicamento.

    Como encontrar a dieta ideal?


    A dieta ideal é sempre a que está adequada às necessidades individualizadas e embasadas em pesquisas científicas. Cada um tem necessidades e objetivos próprios, então a dieta a ser seguida deve ser montada de acordo com isso. Vale alertar que seguir dietas da moda, que priorizem somente alguns grupos alimentares ou que sejam muito radicais, pode ser prejudicial à saúde, provocando deficiências nutricionais”.
    Ainda de acordo com a especialista, alguns estudos vêm demonstrando que traçar metas de eliminação de peso mais conservadoras, com menor redução (ex: 2 a 4kg por mês), é mais favorável para combater o reganho de peso em comparação com os casos de indivíduos que eliminam entre 7 a 15kg no mês, por exemplo, ou qualquer outro número elevado de peso em curto período de tempo.

    Atividade física e tratamentos mentais associados à dieta ajudam a emagrecer

    Associada à dieta, a atividade física é destacada pela nutricionista no processo de emagrecimento, assim como os tratamentos psicológicos ou psiquiátricos e terapias comportamentais, dependendo do caso. “Muitos indivíduos possuem transtornos alimentares não diagnosticados ou até transtornos de estresse que impedem um tratamento de eliminação de peso eficiente e efetivo no longo prazo. Nesses casos, as terapias podem ser úteis”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes