Quais sinais podem indicar que sua noite de sono não está sendo suficiente?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Shigueo Yonekura /
- Dr. Franco Martins
- +A
- -A
Uma noite de sono ruim muitas vezes não precisa de sinais para ser percebida. Se você sente que não adormeceu plenamente durante todo o período e desperta muitas vezes ao longo da noite, saberá exatamente o motivo de acordar se sentindo cansado. Mas é possível também não perceber nada de anormal durante o sono e passar o resto do dia cansado.
Principais sinais da noite de sono insuficiente
Neste segundo caso, os sinais de que o sono não foi suficiente aparecem depois, no decorrer do dia. “Acordar sem disposição, sonolência diurna, irritabilidade, cansaço, menor rendimento no trabalho e estudos, dificuldades de concentração, menos controle emocional, problemas de memória são alguns exemplos desses sinais. No longo prazo isso pode trazer consequências mais graves”, informa o neurologista especialista em sono Shigueo Yonekura.
Segundo o Dr. Franco Martins, especialista em medicina do sono e pneumologista, uma noite de sono ruim atrapalha o funcionamento do cérebro. “Durante o sono ocorre uma verdadeira limpeza de substâncias químicas acumuladas durante o dia, o que deixa o cérebro restaurado para se concentrar e ter bom desempenho. Quando o sono está inadequado, esse acúmulo aumenta, prejudicando a performance cerebral”, explica o médico.
Isso resulta nos sinais antes mencionados – queda da capacidade de concentração, aprendizado e memória, irritabilidade, sonolência diurna etc. “Esses sinais, inclusive, são responsáveis por acidentes, devido a cochilos indesejados ou falta de atenção. Quem dorme menos do que devia também tende a envelhecer mais rápido”, afirma o Dr. Franco.
Benefícios de dormir bem
Portanto, ter uma noite de sono adequada é essencial para o bom funcionamento do organismo e a saúde de um modo geral. “Quando dormimos bem, o nosso sistema imunológico sai reforçado, os níveis de estresse e ansiedade baixam e a pressão arterial fica regulada”, informa o Dr. Shigueo. Quem sofre com problemas de sono deve recorrer a um especialista que indique o tratamento adequado, o qual muitas vezes se baseia no uso de medicamentos.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Shigueo Yonekura
Neurologia
CRM: 44519 / SP
-
Dr. Franco Martins
Medicina do Sono
CRM: 138476 / SP
- Nenhum comentário para "Quais sinais podem indicar que sua noite de sono não está sendo suficiente?"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.