Roncar durante a noite tem alguma consequência na qualidade do sono?

  • +A
  • -A

Estar muito acima do peso e ter o queixo pequeno, a garganta flácida, a mordida estreita e o céu da boca em formato de ogiva podem fazer uma pessoa roncar. Todos esses fatores têm algo em comum: eles estreitam a passagem do ar e facilitam o contato entre as paredes da garganta, gerando o ronco. Em alguns casos, roncar durante a noite pode provocar consequências e reduzir a qualidade do sono.

Ronco pode interromper o sono e causar cansaço durante o dia


“Quando o ronco começa a atrapalhar o companheiro ou companheira, quando o paciente percebe que tem sonolência durante o dia e acorda com sensação de sufocamento é preciso ficar atento”, alerta Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono. O barulho do ronco pode causar a
fragmentação do sono, impedindo que o ciclo do sono chegue às fases mais profundas, em que o descanso é maior.

Outra possível causa para o ronco é a apneia do sono. “Caracterizada pelo fechamento repetitivo da passagem do ar pela garganta, provoca pequenas paradas respiratórias durante o sono. Quem sofre de apneia geralmente ronca, mas nem todos que roncam têm apneia. Cerca de 30% das pessoas que roncam têm apneia”, explica o médico.

Exercícios físicos ajudam a eliminar o ronco


Esses episódios da doença provocam o ronco, fazem o paciente acordar e, consequentemente, geram como sintomas, sonolência diária, irritabilidade, depressão, ansiedade, dificuldade de concentração, problemas de memória e impotência sexual. A apneia do sono é grave e progressiva e deve ser tratada, já que aumenta o risco de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e
hipertensão.

O tratamento do ronco e da apneia do sono dependerá dos sintomas e da gravidade do problema, com alternativas cirúrgicas e não cirúrgicas. “Uma orientação é praticar exercícios físicos com regularidade para perder peso, melhorar o tônus muscular e diminuir a flacidez e a vibração das estruturas de sustentação da faringe”, destaca o profissional. Evitar dormir de barriga para cima e evitar consumir bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e refrigerantes no jantar também são medidas importantes.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Roncar durante a noite tem alguma consequência na qualidade do sono?"

Maartiolli

Tenho 58 anos, tenho apnéia uma das narinas vive sempre trancado, dificultando minha respiração, durante a noite ao dormir não consigo ficar de barriga para cima, pois me falta respiração, deitando de lado não tenho problema mas sinto o nariz trancado para respirar normalmente, e ronco muito sempre…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maartiolli, o tratamento da apneia do sono dependerá dos sintomas e da gravidade do problema. Realize uma consulta com o otorrino para que ele possa te orientar quanto ao melhor tratamento para o seu caso. Abraços.

Maria Angela da Silva

Eu n roncava, tem 0- um ano q estou roncando muito , mas é muito. Engordei 35 kilos , depois q descobri q estou com alterações na tireóide. Gostaria de saber q tipo de exercícios posso fazer para acabar ou diminuir o ronco? N suporto essa situação, pois não durma na casa de ninguém , me incomoda muito e meus irmãos, cunhado e colegas ficam fazendo piada . Me ajuda, por favor!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Angela, faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

Delma Ramos

Ultimamente meu marido está reclamando que ronco muito alto,ele me acorda,mas rapidamente durmo de novo,não perco o sono de jeito nenhum,sempre quando ronco estou de barriga pra cima,é só virar e durmo de novo,há três anos atrás eu fazia caminhada e academia,tive uma trombose venosa na perna esquerda

Tucasilva

Comecei a roncar mto ultimamento o meu marido levanta todos dias abrigar. ELE diz o ronco e tao forte parece que a casa vai cair. Durante a noite nao consigo respirar abre a boca acho que por isso que ronco. O que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tuca, marque uma consulta com o médico otorrino. Abraços.

Vinicius Reis

É possível roncar mesmo com boca fechada? Percebo que quando começo a pegar no sono depois que deito, eu começo a ressonar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vinicius. Geralmente, o ronco pode ser considerado normal, quando a pessoa está dormindo de costas, porque a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás. Recomendamos que realize uma consulta com o especialista, para que analise o seu caso presencialmente e assim possa prescrever um tratamento, caso seja necessário. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.