Remédios para o tratamento da esquizofrenia provocam sonolência?


  • +A
  • -A

Principais medicamentos utilizados no tratamento da esquizofrenia, os antipsicóticos são fundamentais para controlar os sintomas da doença, estabilizando o quadro e permitindo que os pacientes tenham uma boa qualidade de vida. Contudo, esses remédios podem causar efeitos não desejados, como por exemplo a sonolência.

Remédio para esquizofrenia dá sono?


“Um dos
efeitos adversos dos antipsicóticos é a sonolência. Esse estado de sono ocorre pela própria ação do fármaco e da sua interação com receptores no sistema nervoso central. O nível dessa sonolência varia de acordo com o medicamento”, informa a psiquiatra Luciana Staut.

De acordo com a especialista, basicamente os mesmos mecanismos que levam a medicação a ter o seu efeito terapêutico assegurado fazem com que os efeitos adversos também apareçam. “Além da sonolência, existe a possibilidade de aumento de peso e tremores”.

Sonolência varia de acordo com cada paciente no tratamento da esquizofrenia


Alguns medicamentos têm maior potencial sedativo, enquanto outros podem causar este efeito em menor escala. O maior ou menor nível de sonolência também tende a variar de acordo com cada organismo. “Os perfis de efeitos adversos variam de acordo com a sensibilidade individual em relação aos
receptores em que os medicamentos atuam”.

É possível, por exemplo, que um remédio seja administrado durante o dia por não provocar sono para algumas pessoas. Outras podem, pelo contrário, sentir a sedação de dia e preferirem fazer o uso à noite. “O mais importante é que cada caso seja avaliado individualmente para que o melhor medicamento para o paciente seja administrado, com menor índice possível de efeitos adversos”.

Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e atende em Cuiabá (MT). CRM-MT: 6734

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Remédios para o tratamento da esquizofrenia provocam sonolência?"

Marize

Tenho uma filha com esquizofrenia, faz uso de Aristab 15mg.Dorme a noite e metade do dia, não tem nenhuma ocupação que ela se disponha a fazer. Esses sitomas são do remédio, ou da doença????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marize, de acordo com a matéria os medicamentos para o tratamento da esquizofrenia pode trazer sonolência, o mais indicado nesse momento é que você consulte o psiquiatra para que ele possa diagnosticar os sintomas de forma mais ampla. Até a próxima.

Hilda Rodrigues da Cruz

Tenho TOC e nenhum remédio me ajuda a ter um sono reparador. A psiquiatra já trocou várias vezes minha medição. Fiz uma polisonografia e não tenho zero porcento de sono Rem. Tem solução?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hilda, tem alguns fatores que pode ajudar a melhorar sua noite de sono: evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes, e também o consumo de chá, café e refrigerante, de qualquer modo é de suma importância que você converse com seu medico para que ele possa apontar o melhor tratamento. Até logo.

Terezinha Padilha

O paciente q segue rigorosamente a prescrição médica tem possibilidade de apresentar um quadro de surto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Terezinha, mesmo um paciente estabilizado que segue à risca o tratamento pode vir a ter novas crises, caso algum fator externo atue nesse sentido. Confira a matéria abaixo ela pode te passar mais algumas informações importantes. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-engatilhar-novas-crises

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.