Qual é a relação entre a ansiedade e a insônia?


  • +A
  • -A

Apesar de serem dois problemas tratados por especialidades distintas, ansiedade e insônia podem estar diretamente relacionadas. Isso porque uma pode provocar o desenvolvimento da outra. Ou seja, um paciente com ansiedade pode acabar desenvolvendo dificuldade para dormir, e um paciente que sofre de insônia pode, por conta disso, passar a manifestar sinais de ansiedade.

“Os dois problemas podem sim andar juntos. A insônia pode ser um gatilho para a ansiedade em pessoas sensíveis ao transtorno. Da mesma forma, ansiedade é um dos principais fatores que levam à insônia”, afirma Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em medicina do sono.

 

Tratamento multidisciplinar

 

Tanto a insônia quanto a ansiedade são tratados com medicamentos específicos capazes de controlar os sintomas relativos a cada quadro. No caso em que ambos se manifestam ao mesmo tempo, é necessário que as duas especialidades (no geral, medicina do sono/neurologia e psiquiatria) sejam acionadas e trabalhem em conjunto.

Os médicos de diversas outras especialidades podem atuar no tratamento também, mas em caso específico, é preciso encaminhar para os especialistas principais. “O tratamento pode ser multidisciplinar, dependendo da causa, e pode envolver psiquiatra, psicólogo, ginecologista, cardiologista ou qualquer especialidade. A severidade da insônia pode influenciar a escolha ideal do tratamento, mas a melhora de hábitos cotidianos pode influenciar a qualidade do sono”.

 

Hábitos saudáveis de vida ajudam tratamento de ansiedade e insônia

 

Além dos tratamentos com remédios, é importante adotar hábitos de vida saudáveis que ajudem a controlar e amenizar tanto os sintomas da ansiedade quanto da insônia. Prática regular de exercícios físicos em horários apropriados (nunca antes de dormir, para não prejudicar o sono) e estabelecer horários regulares para alimentação e descanso são exemplos importantes.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
ansiedade
insonia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é a relação entre a ansiedade e a insônia?"

Angela

Tenho ansiedade e tenho q fazer o possível pra controla-lá.Tenho insônia pq fico as vezes acordada pensando em várias coisas e acabo por não dormir.Quero fugir de medicamentos. As vezes tomo Rivotril, mas procuro evitar.Tenho q ficar muito em paz

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela, diversos estudos sugerem que exercícios físicas em geral, como os esportes, ajudam no tratamento da ansiedade em todas as suas formas e também de transtornos mentais, como a depressão. Assim como a meditação e a musicoterapia. Até logo!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.