Por que ficamos com sono depois do almoço? Saiba o motivo!


  • +A
  • -A

Quem nunca sentiu sono depois do almoço? Segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, essa leve preguiça e a vontade de fechar os olhos e cochilar que o corpo sente são normais e têm uma explicação científica, mas que não está ligada à alimentação.

O sono depois do almoço não é causado pela refeição


“O relógio biológico do ser humano apresenta picos de sonolência. Existe uma pressão do sono entre as 13 e as 16 horas, um pouco menor do que quando escurece”, afirma o profissional. O sono aumenta no início da tarde como uma reação do organismo à queda das reservas de energia que ocorre naturalmente no início da tarde.

De acordo com Yonekura, uma soneca depois do almoço pode ajudar a recuperar a disposição e aumentar a produtividade dos trabalhadores: “Pesquisadores americanos estudaram durante anos os benefícios da soneca e descobriram que, principalmente para os homens, esse cochilo diminui o estresse e até o risco de problemas cardíacos”.

Cochilar 15 minutos depois do almoço melhora a memória


A sesta, como o cochilo depois do almoço é chamado na Espanha, traz ainda outros benefícios à saúde: a soneca pode melhorar o raciocínio, a concentração, a memória, a atividade motora e a coordenação. Mas, como nem todos podem dormir depois do almoço, o neurologista indica uma simples caminhada, subir escadas do trabalho ou um exercício leve de poucos minutos para ajudar a evitar a sonolência.

Entretanto, para que os benefícios sejam preservados, a soneca deve durar apenas 15 minutos. Pessoas que sofrem de insônia e apneia do sono devem procurar auxílio médico e ser cuidadosos com o cochilo à tarde, especialmente para não exceder o tempo recomendado, porque podem apresentar ainda mais dificuldades para dormir durante a noite.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Por que ficamos com sono depois do almoço? Saiba o motivo!"

wilson

Boa noite eu sinto muito sono depois de almoçar e dou minha dormida de mais ou menos 2 horas.e normal ou não.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wilson, de acordo com Dr. Shigueo Yonekura “para que os benefícios sejam preservados, a soneca deve durar apenas 15 minutos. Pessoas que sofrem de insônia e apneia do sono devem procurar auxílio médico e ser cuidadosos com o cochilo à tarde, especialmente para não exceder o tempo recomendado, porque podem apresentar ainda mais dificuldades para dormir durante a noite.”, sendo assim recomendamos que você procure um especialista em sono, um neurologista ou um psiquiatra, pois somente o profissional poderá avaliar seu histórico e fornecer um diagnóstico correto. Abraços

Joelma

Olá! Bom dia sou a Joelma e todos os dias depois do almoço sinto os meus olhos se fecharem é um sono incontrolável, que tenho que dormir se eu não durmo mau consigo terminar o dia é normal isso , muitas vezes tenho medo pq só acontece quando almoço e também tenho medo que derrepente possa da um infarto por dormir como estômago cheio kkk

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Joelma, De acordo com Dr. Shigueo Yonekura, uma soneca depois do almoço pode ajudar a recuperar a disposição. Conforme informado na matéria a soneca pode melhorar o raciocínio, a concentração, a memória, a atividade motora e a coordenação. Como nem todos podem dormir depois do almoço, o neurologista indica uma simples caminhada, subir escadas do trabalho ou um exercício leve de poucos minutos para ajudar a evitar a sonolência. Até breve.

Harllem

Dizem que assistir TV e ficar muito na frente do celular, prejudica o sono. … Eu faço muito isso sem perder o sono; isso é excessão?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Harllem, conforme informado pela psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna, aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones não devem ser usados pelo menos uma hora antes de dormir. A luminosidade excessiva e a interatividade estimulam o corpo a se manter desperto. Temos uma matéria com informações importantes sobre esse tema. Confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/mexer-no-celular-dormir-sono

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.