Interromper o sono para beber água ou ir ao banheiro pode prejudicar a saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Interromper o sono para beber água ou ir ao banheiro pode prejudicar a saúde?

Garantir uma boa noite de sono é muito importante para descansar o corpo e ganhar energia e disposição para trabalhar, estudar e realizar qualquer outra atividade no dia seguinte. Mas, quem pensa que uma simples visita ao banheiro ou à cozinha para beber água são atitudes inofensivas e que não trazem prejuízos ao sono se engana.

Acordar para ir ao banheiro atrapalha a recuperação do corpo


De acordo com o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, acordar algumas vezes durante a madrugada pode atrapalhar a recuperação do organismo. “Interromper o sono por mais de duas vezes já é o suficiente para não ter a fase profunda de descanso promovida pelo sono”, explica o médico.

A consequência dessas interrupções do ciclo do sono é o cansaço que permanece ao longo de todo o dia seguinte. Essa situação poderá ser ainda mais prejudicial para quem tem dificuldade em adormecer de novo depois de acordar, refletindo em uma maior desatenção, humor irritado, além de dores de cabeça e no corpo.

Cuidar da alimentação ajuda a dormir até o dia seguinte


A ingestão de alimentos gordurosos, muito salgados ou doces, segundo Yonekura, podem provocar mais sede e, portanto, devem ser evitados próximo à hora de dormir. Para não acordar durante a madrugada com sede, é fundamental se hidratar de maneira adequada durante o dia. O exagero no consumo de água ou de outros líquidos à noite pode provocar uma vontade de ir ao banheiro, interrompendo o sono.

Mas, é preciso ficar atento porque muitas idas ao banheiro ao longo da noite podem indicar que algo está errado com o corpo. “O aparecimento da noctúria em homens com mais de 50 anos pode estar relacionado ao aumento do tamanho da próstata. Outra causa conhecida é a apneia do sono. Há mais chance de ter vontade de urinar, devido à grande força que a pessoa com apneia faz para respirar”, afirma o especialista.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Interromper o sono para beber água ou ir ao banheiro pode prejudicar a saúde?"

Sandra de cassia Rangel

Grata pela explicação , corrigi o meu mal habito, em relação a alimentação, e ingestão de líquidos a noite e melhorei bastante.

Cuidados Pela Vida

Olá Sandra, ficamos felizes que a matéria tenha ajudado. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.