Insônia: em quanto tempo o tratamento com hipnóticos faz efeito?


  • +A
  • -A
Imagem do post Insônia: em quanto tempo o tratamento com hipnóticos faz efeito?

Irritabilidade e cansaço são apenas alguns dos problemas que as pessoas com insônia costumam enfrentar. O distúrbio provoca uma dificuldade para pegar no sono e para permanecer dormindo durante toda a noite. Ao notar estes sintomas, é importante procurar um especialista para iniciar o tratamento adequado. Os medicamentos hipnóticos são uma das opções disponíveis.

Hipnóticos levam apenas alguns minutos para fazer efeito


“Os hipnóticos atuam nos receptores do cérebro, aumentando os efeitos de uma substância química que inibe a transmissão de sinais elétricos. Em consequência a estes efeitos, a atividade geral do cérebro diminui, o que provoca o sono”, afirma Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono.

De acordo com o profissional, os pacientes notam rapidamente os benefícios dos hipnóticos, que são um dos remédios mais modernos para tratar a insônia. O tempo necessário para a ação varia de 15 minutos a 2 horas depois de ingerir a medicação. “O tratamento com medicamentos pode começar a fazer efeito logo após iniciar o uso”, informa.

Hipnóticos não devem ser consumidos sem indicação médica


Além de facilitar a chegada do sono, os hipnóticos também têm como objetivo reduzir o número de despertares durante a noite, uma das principais características da insônia. No entanto, o uso da medicação deve ser feito com auxílio médico. “Nunca se deve optar pela automedicação
O ideal é introduzir o hipnótico com cuidado, só depois de desenhar o estilo de vida do paciente”, alerta Yonekura.

Junto aos medicamentos, é importante adotar ainda outras mudanças no dia a dia capazes de facilitar o combate à insônia. Manter horários fixos para se deitar e levantar, evitar o consumo de álcool, café e refrigerante, especialmente à noite, evitar comidas pesadas no jantar e manter um ambiente confortável para dormir são alguns exemplos.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Insônia: em quanto tempo o tratamento com hipnóticos faz efeito?"

Maria Tereza

Tomo Zolpidem 10mg dissolvidos direto na boca na hora de dormir! Durmo muito bem, levanto só uma vez para ir ao banheiro e não tenho sonolência durante o dia!!!

Flávio

Tomo zoipdem, a mais de 3 anos, nos últimos 8 meses, não durma mais que 4 horas. Será que organismos acostumou ?Grato.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flávio, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Zolpidem pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Kiyomi Honma

Costumo tomar Melatonina p/ dormir. Até alguns meses atrás, qdo, mesmo com a melatonina tinha dificuldade de dormir por muitos dias seguidos, tomava 1/2 comprimido de 10mg de Zolpidem no lugar da melatonia. Mas na ultima vez que tomei tive um “apagão”…acordei de manhã e notei que fiz coisas durante a noite dos quais não me lembrava. Então fiquei meio assustada e desde então não tomei mais. Continuo tomando só a melatonina, mas às vezes fico algumas noites “tentando dormir”…

Renata Freitas Bastos

Não durmo nem relaxo de modo algum há uns 7 anos.tomo Mirtazapina 30mg mais Rivotril 2mg

Sandra Bortone

Tomei mais de 10 anos Rivotril e tomei também zolpiden, mas graças a Deus com muita determinação e dom mudanças de hábitos, hoje só faço reposição de melatonina para reposição do hormônio do sono e minha insônia acabou e tenho uma vida saudável. Tenho 51 anos e até os sintomas da menopausa diminuiu muito.

Alexandre

Tomei uma época mirtazapina me dava muito sono, uso também normalmente o zolpidem, que alterno com o noctal. Também já tomei melatonina uma época, mas achei que o efeito diminuiu com o tempo. O rivotril também vai diminuindo o efeito com o tempo, usava em gotas mas não é um remédio indicado para dormir.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.