Insônia: Irritabilidade pode ser um sintoma de noites mal dormidas?


  • +A
  • -A

Dormir mal durante noites seguidas por causa da insônia ou até mesmo não conseguir dormir durante todo o período que era para ser de sono traz consequências negativas para a saúde física e mental. O estado de irritabilidade é um exemplo importante. E o pior é que o paciente irritado encontra ainda mais dificuldade para conseguir dormir.  

 

Relação entre insônia e irritabilidade

 

“Sem dúvidas, a irritabilidade pode ser um sintoma de noites mal dormidas. Trata-se de um quadro de dois autores: a frustração psicológica da noite ruim e as substâncias cerebrais do sono”, afirma o médico do sono Franco Martins. A falta de sono leva ao excesso dessas substâncias no cérebro, o que resulta em sintomas como a irritabilidade.   

“Quando dormimos bem, várias substâncias são absorvidas, uma verdadeira faxina cerebral. No sono ruim, essas substâncias se acumulam e mudam a atividade cerebral, predispondo à irritabilidade”, completa o médico. Vale ressaltar que a insônia pode tanto provocar irritabilidade, quanto esta pode provocar um quadro de insônia. Ambas estão fortemente conectadas.

 

Sintomas, ciclo vicioso e tratamento da insônia

 

Além da irritabilidade, outros sintomas típicos da insônia são: fadiga e mal-estar; deficiência de memória; desempenho social, familiar, ocupacional ou acadêmico prejudicado; sonolência diurna; problemas comportamentais (hiperatividade, impulsividade, agressão); queda da energia e iniciativa; maior propensão a erros e acidentes; preocupações ou insatisfação com o sono.

Todos esses sintomas citados fazem parte do ciclo vicioso da insônia. Quanto mais incômodo é o sono, mais os sintomas aparecem e prejudicam o sono da noite seguinte, e assim sucessivamente. O tratamento da insônia e dos distúrbios do sono visa interromper esse ciclo. Normalmente ele é feito com o auxílio de medicamentos específicos.

 

Dr. Franco Chies Martins é médico do sono formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pneumologista formado pela Universidade de Campinas. CRM-SP: 138476

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
insonia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Insônia: Irritabilidade pode ser um sintoma de noites mal dormidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.