Insônia: é preciso evitar algum tipo de atividade durante o tratamento?


  • +A
  • -A
Imagem do post Insônia: é preciso evitar algum tipo de atividade durante o tratamento?

Passar horas na cama tentando dormir, acordar diversas vezes durante a madrugada e perder o sono cedo demais são dificuldades provocadas pela insônia, mas que estão com as horas contadas. Agora que você já foi diagnosticado e começou a tratar o problema, é preciso tomar alguns cuidados importantes para tornar o tratamento ainda mais eficaz, como eliminar hábitos e atividades ruins para sua saúde.

Atividades físicas cansativas à noite prejudicam a qualidade do sono


Uma das atitudes que mais atrapalham a dormir é usar o celular ou assistir a televisão até o sono chegar. A psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna propõe uma substituição: “Reduza o uso de aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones e dedique este tempo a tomar um banho morno,
ouvir música ou praticar meditação”.

Os exercícios físicos não devem ser deixados de lado durante o combate à insônia. Aliás, os esportes podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e devem ser inseridos no tratamento, desde que na intensidade e no horário certos. De manhã e de tarde, você pode praticar um esporte mais intenso, mas à noite, dê preferência a exercícios leves e que sejam feitos pelo menos algumas horas antes de cair na cama.

Comer bastante e muito tarde pode atrapalhar o sono


O que você come e bebe durante o tratamento da insônia também influencia na eficácia das medidas prescritas por seu médico. É o caso de refeições muito pesadas à noite. “O consumo excessivo de cafeína, o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas próximo à hora de dormir estão entre alguns hábitos prejudicam o sono”, alerta a profissional.

O ideal é que você reserve a hora de dormir para hábitos que te deixam mais calmo. “Tente não levar os problemas para a cama. Faça atividades relaxantes antes de dormir, já que a insônia costuma afetar pessoas em estado de estresse e ansiedade“, afirma a médica. Camilla recomenda ainda que você faça uma lista dos compromissos e tarefas do dia seguinte para acalmar os nervos antes de deitar.

Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Insônia: é preciso evitar algum tipo de atividade durante o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.