search
    Título

    Insônia: é preciso evitar algum tipo de atividade durante o tratamento?

    Uncategorized

    Por

    Passar horas na cama tentando dormir, acordar diversas vezes durante a madrugada e perder o sono cedo demais são dificuldades provocadas pela insônia, mas que estão com as horas contadas. Agora que você já foi diagnosticado e começou a tratar o problema, é preciso tomar alguns cuidados importantes para tornar o tratamento ainda mais eficaz, como eliminar hábitos e atividades ruins para sua saúde.

    Atividades físicas cansativas à noite prejudicam a qualidade do sono


    Uma das atitudes que mais atrapalham a dormir é usar o celular ou assistir a televisão até o sono chegar. A psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna propõe uma substituição: “Reduza o uso de aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones e dedique este tempo a tomar um banho morno,
    ouvir música ou praticar meditação”.
    Os exercícios físicos não devem ser deixados de lado durante o combate à insônia. Aliás, os esportes podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e devem ser inseridos no tratamento, desde que na intensidade e no horário certos. De manhã e de tarde, você pode praticar um esporte mais intenso, mas à noite, dê preferência a exercícios leves e que sejam feitos pelo menos algumas horas antes de cair na cama.

    Comer bastante e muito tarde pode atrapalhar o sono


    O que você come e bebe durante o tratamento da insônia também influencia na eficácia das medidas prescritas por seu médico. É o caso de refeições muito pesadas à noite. “O consumo excessivo de cafeína, o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas próximo à hora de dormir estão entre alguns hábitos prejudicam o sono”, alerta a profissional.

    O ideal é que você reserve a hora de dormir para hábitos que te deixam mais calmo. “Tente não levar os problemas para a cama. Faça atividades relaxantes antes de dormir, já que a insônia costuma afetar pessoas em estado de estresse e ansiedade“, afirma a médica. Camilla recomenda ainda que você faça uma lista dos compromissos e tarefas do dia seguinte para acalmar os nervos antes de deitar.
    Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes