Insônia: quais alimentos podem prejudicar a qualidade do sono?


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Manter um sono de boa qualidade é imprescindível para viver bem e ter disposição para realizar as atividades do dia a dia. Para quem tem insônia, isso nem sempre é possível e existem diversos fatores capazes de prejudicar a qualidade do sono. São os casos do uso do celular e outros aparelhos eletrônicos logo antes de dormir e do consumo de alguns tipos de alimentos no jantar.

Queijo parmesão e carne vermelha no jantar podem atrapalhar o sono


“Os queijos envelhecidos, como gouda e parmesão, são ricos em tiramina, um aminoácido que estimula o sistema nervoso central. Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes”, aconselha o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura. O ideal é consumi-los com moderação e
pelo menos três horas antes de dormir.

À noite, o médico também recomenda evitar o consumo da carne vermelha, cujo processo de digestão é mais lento e pode causar certo desconforto na hora de dormir. Comer chocolates escuros antes de se deitar também atrapalha o sono, já que o doce tem teobromina em sua composição, uma substância estimulante que reforça a cafeína.

Bebidas alcoólicas reduzem qualidade do sono


Quanto às bebidas, a dica é
evitar as alcoólicas, como cerveja e vinho, que até favorecem o início do sono, mas reduzem a qualidade do descanso e acabam prejudicando o bem-estar do corpo no dia seguinte. Segundo Yonekura, energéticos, nicotina e anfetamina, substância encontrada em diversos medicamentos, também são inimigos do sono.

Por outro lado, a alimentação também pode facilitar a chegada do sono. “Para quem tem problemas em pegar no sono, um copo de leite morno pode ajudar. O alimento tem o triptofano, que é um precursor de serotonina, neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo“, afirma o profissional. Tomar um copo de suco de maracujá e chás com efeitos calmantes, como erva-cidreira, camomila e erva-doce, também pode auxiliar.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

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psicologico
sono

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1 comentário para "Insônia: quais alimentos podem prejudicar a qualidade do sono?"

Fernanda Luz

Eu parei de comer carne vermelha no jantar, e meu sono melhorou, excelente artigo.

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