AchèAchè
    search
    Título

    Conhece a higiene do sono? Práticas diárias te ajudarão a ter noites melhores

    Uncategorized

    Por

    A higiene do sono, segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, é um conjunto de hábitos, ações e fatores ambientais que podem ajudar qualquer pessoa a melhorar a qualidade do sono. Se você não tem dormido bem e, como consequência, tem se sentido cansado e desatento ao longo dos dias, algumas práticas da higiene podem te ajudar a reverter este quadro.

    Tomar café e bebidas alcoólicas antes de dormir faz mal


    “Ir para a cama somente na hora de dormir, manter um ambiente saudável e manter horários regulares para dormir e despertar são hábitos que fazem parte da
    higiene do sono“, explica o profissional. É importante também resolver todos os problemas antes de se deitar, evitando acumular estresse e ansiedade, dois fatores que podem atrapalhar bastante seu descanso.
    Além disso, consumir algumas substâncias consideradas estimulantes durante a noite são atitudes que você deve evitar. “Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir, não usar medicamentos para dormir sem orientação médica e não exagerar em café, chá e refrigerante”, de acordo com o neurologista, são medidas importantes para a qualidade do sono.

    Relaxar antes de dormir ajuda a ter uma boa noite


    Alguns cuidados com a alimentação também podem te ajudar a
    ter uma noite melhor. Evite fazer refeições pesadas de noite e priorize jantar em horários mais ou menos fixos e algumas horas antes de se deitar. Com relação aos exercícios físicos, a mudança de hábitos envolve evitar esportes perto da hora de dormir e se dedicar a atividades relaxantes depois do jantar.  
    Segundo Yonekura, a higiene do sono é tão importante quanto a higiene do corpo, mas nem sempre é valorizada. “Em grande parte dos casos, quando essas regras simples são aplicadas, o paciente consegue melhorias sem a necessidade de medicamentos ou outros tratamentos”, explica o médico. Já outros casos não melhoram significativamente com as medidas e devem ser investigados detalhadamente por um especialista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes