Descanso tem hora: um cochilo deve durar quantos minutos?


  • +A
  • -A

Tirar um cochilo no meio do dia é uma ótima maneira de descansar o físico e a mente. As sonecas ajudam a recuperar as energias e a diminuir o estresse, deixando o corpo pronto para continuar a rotina. No entanto, é preciso lembrar que o cochilo deve ter hora para terminar, já que o exagero pode provocar consequências negativas ao organismo.

Em média, duração ideal do cochilo é de 20 a 30 minutos


“O cochilo costumeiramente dura até 90 minutos. Passando dessa duração, o cérebro avança nas fases de sono e quem acorda pode ter a sensação de indisposição e aquela preguiça”, afirma o médico do sono Franco Chies Martins. Em média, a soneca deve durar por volta de 20 a 30 minutos. Se for muito mais longa, seu corpo se comporta como se o
ciclo do sono fosse interrompido no meio, prejudicando a recuperação e o descanso.

Quando o tempo do cochilo é respeitado, ele gera efeitos positivos para as pessoas privadas de sono, que dormem menos do que deveriam porque acordam muito cedo para trabalhar ou estudar, por exemplo. “Vivemos em uma sociedade privada de sono, em que dormimos menos do que deveríamos por questões sociais, de trabalho e estimulantes luminosos (como o celular). Estudos mostram que cochilos têm efeito positivo nesse caso”, explica o profissional.

Cochilo à tarde ajuda a melhorar a atenção


Tirar um cochilo não é a solução ideal para quem não consegue dormir adequadamente à noite, mas é uma maneira de driblar o problema. A falta de sono causa desatenção e queda de rendimento, que melhoram com uma soneca. “É normal sentirmos aquele
cansaço discreto após o meio-dia, pós-almoço. Um cochilo breve de 15 a 20 minutos pode espantar a preguiça”, indica Franco.

Além disso, o cochilo é vital na idade infantil, quando o corpo está em desenvolvimento. É possível perceber que a criança está ficando mais madura quando passa a dormir menos durante a tarde. Por outro lado, pessoas que sofrem de insônia e que tiram sonecas têm consequências negativas, pois o cochilo rouba o sono da noite, atrasando o início do sono e facilitando despertares antes da hora.

Dr. Franco Chies Martins é médico do sono formado pela Universidade de São Paulo (USP)  e pneumologista formado pela Universidade de Campinas (Unicamp). CRM-SP: 138476

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Descanso tem hora: um cochilo deve durar quantos minutos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.